Alamanaqueiras: ou não queiras.

Alamanaqueiras: ou não queiras.

quinta-feira, 9 de março de 2017

Cem anos depois, as mulheres têm número, poder e disposição para fazer bem mais. A energia delas é a melhor aposta para um futuro melhor.

Energia das mulheres é a melhor aposta para um futuro melhor 

Roberto Dias 


Resultado de imagem para simone de beauvoir frases


É uma história famosa: em 1975, na Islândia, as mulheres decidiram passar um dia sem trabalhar nem cozinhar ou cuidar das crianças. A greve teve imensa adesão e funcionou como divisor de águas para o movimento feminista.

Vem daí uma inspiração para os protestos que tomaram ruas pelo mundo nesta quarta (8), a começar pelo nome que batizou a ação de agora ("Um Dia sem Mulheres").

Foi a segunda grande onda no ano de manifestações capitaneadas por movimentos feministas Ða primeira delas, no dia seguinte ao da posse de Donald Trump, reuniu centenas de milhares só em Washington.

A despeito de todos os imensos problemas que ainda em 2017 afetam particularmente o universo feminino, o movimento das mulheres tem bastante do que se orgulhar. Conseguiu muitos avanços objetivos nos últimos anos e décadas, ainda mais expressivos se levada em conta a inquietante velocidade média de progresso dos costumes.

As manifestações recentes carregam pautas difusas. Nos EUA, incluem a derrubada do presidente. Aqui, nesta quarta, um protesto na avenida Paulista reuniu grupos feministas e sindicatos de professores contra a reforma da Previdência. A estratégia de agregar temas parece ser inteligente, se analisado o apelo que os protestos deste ano alcançaram no debate público mundo afora.

Uma medida desse sucesso pode ser tomada na comparação com a agenda ambientalista. Praticamente todo mundo é a favor do verde. Mas há dificuldade em colocar um número significativo de pessoas nas ruas na defesa dessa pauta, a capacidade de pressão política é insuficiente e o planeta continua derretendo.

Em 1917, a queda do czarismo russo se concretizou no embalo de um protesto feminino. Cem anos depois, as mulheres têm número, poder e disposição para fazer bem mais. A energia delas é a melhor aposta para um futuro melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário