Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

terça-feira, 13 de junho de 2017

"Por que os homens preferem as mulheres mais velhas?"

Por que (alguns) homens preferem mulheres mais velhas? 

Mirian Goldenberg


O presidente francês Emmanuel Macron beija sua esposa Brigitte Trogneux


Por que determinados homens preferem as mulheres mais velhas? Por que algumas mulheres se casam com homens mais jovens?
O título do meu novo livro "Por que os homens preferem as mulheres mais velhas?" é, obviamente, uma provocação. Seria mais correto perguntar: Por que alguns (poucos) homens se casam com mulheres mais velhas?

É fácil constatar que a grande maioria dos homens prefere esposas mais jovens. E que a maioria das mulheres procura um marido que seja "superior": mais velho, mais alto, mais forte, mais rico, mais poderoso, mais bem-sucedido. Esta é a lógica que assegura a superioridade masculina nos relacionamentos afetivos e sexuais.

No entanto, apesar de enfrentarem inúmeros preconceitos e obstáculos, alguns homens e mulheres conseguem escapar da lógica da dominação masculina, invertendo as escolhas amorosas e sexuais consideradas socialmente mais legítimas.

Muito antes de conhecer o caso Macron-Brigitte, entrevistei 52 homens e mulheres, em casamentos de mais de dez anos, em que eles eram no mínimo dez anos mais novos do que elas. Os homens afirmaram que as esposas são superiores às demais mulheres, especialmente as mais jovens. Além de mais maduras e interessantes, elas são mais compreensivas, carinhosas, divertidas etc.

Não é minha intenção fazer uma apologia deste tipo de arranjo conjugal. Mas é impossível não reconhecer que, de todos os tipos de casamento que estudei nos últimos trinta anos, o que parece ser mais equilibrado é aquele em que a mulher é mais velha do que o marido. Somente nestes casamentos percebi um equilíbrio que, se não evita, ao menos minimiza os jogos de dominação, os conflitos e as disputas presentes em casamentos considerados mais "normais".

Os casais estudados, mesmo sendo raros, revelam as crises e transformações experimentadas, de forma mais ampla, pelos diferentes arranjos conjugais contemporâneos. Com eles, aprendi muito sobre o que é realmente importante para um casamento ser mais feliz.

Vocês são convidados muito especiais no lançamento do livro "Por que os homens preferem as mulheres mais velhas?", no dia 20 de junho, terça-feira, às 19 horas, no Auditório da Folha, com um bate-papo divertido com a querida Mariliz Pereira Jorge. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário