Modelos ‘plus-size’ poderiam mudar o ideal de beleza feminino, diz estudo
Pesquisadores ingleses querem provar que a presença maior de pessoas ‘normais’ nos anúncios ajudaria as meninas a desenvolver atitude saudável em relação ao próprio corpo.
Fonte: O Globo
A modelo plus size Candice Huffine em ensaio na Vogue Itália
RIO - Pesquisadores da Universidade de Durham, no Reino Unido, estudaram mais de cem mulheres para comprovar que uma presença maior de modelos ‘plus size’ nos anúncios poderia ajudar meninas e mulheres a desenvolver uma atitude mais saudável em relação ao próprio corpo.
No estudo preliminar, mulheres que sempre preferiam silhuetas magras eram menos afetadas por estas imagens após observarem modelos ‘plus-size’ em catálogos de moda. Da mesma forma, mostrar mulheres magras aumentava a preferência por silhuetas finas.
A pesquisa, publicada na revista científica “PLOS One”, fornece dados de pesquisa para políticas de saúde pública que visem ‘normalizar’ modelos femininos na mídia. Investigações subsequentes observarão em mais detalhes a mudança de preferências e incluirão homens e mulheres.
— Isto realmente nos dá combustível para pensar sobre o poder de exposição dos corpos super magros. Há evidências que mostram que ser constantemente rodeado por celebridades e modelos esqueléticas contribui para que as mulheres tenham uma atitude nada saudável em relação a seus corpos — diz Lynda Boothroyd, que conduziu o estudo pelo departamento de Psicologia da Universidade de Durham.
— Não sabemos ainda se a exposição a fotos de modelos maiores mudará a atitude das mulheres a longo prazo, nossas descobertas certamente indicarão que mostrar pessoas mais ‘normais’ poderia reduzir muito a obsessão das mulheres por magreza.
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