Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

quarta-feira, 24 de maio de 2017

"Bandido!", gritou um. "Vagabundo!", devolveu o outro.

Gritos e sussurros 

Bernardo Merllo Franco 


BRASILIA, DF, 23.05.2017, BRASIL Comissao de Assuntos Econômicos (CAE) em audiencia pública sobre a Reforma Trabalhista.Foto: Alessandro Dantas / AGPT ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***

O Congresso vive dias de gritos e sussurros enquanto Michel Temer tenta ignorar os fatos e se acorrentar à cadeira. Em público, a oposição se esgoela para acelerar a queda do presidente. Em privado, governistas murmuram opções para sucedê-lo numa eleição indireta.

Nesta terça, a gritaria quase descambou para luta corporal no Senado. Ataídes Oliveira, do PSDB, e Randolfe Rodrigues, da Rede, trocaram insultos numa sessão em que o Planalto tentava avançar com a reforma trabalhista a toque de caixa.

"Bandido!", gritou um. "Vagabundo!", devolveu o outro. O tucano tentou bater no colega, mas foi contido por Lindbergh Farias, do PT. "Te pego lá fora, seu moleque!", ameaçou Ataídes, enquanto era arrastado para longe. "Fiquei de segurança do Randolfe porque ele é franzino", divertiu-se o petista, depois do tumulto.

No fundo da sala, sindicalistas berravam "Fora, Temer", "Jucá na cadeia" e "Cadê o Aécio?". O tucano está proibido de pisar ali. Mais cedo, a Procuradoria voltou a pedir que o Supremo o despache para a cadeia.

Na Câmara, a oposição abriu faixas contra Temer e ensaiou uma greve parlamentar pelo impeachment. O presidente Rodrigo Maia, ainda fiel ao aliado, sabotou a votação da emenda que prevê eleições diretas.

Fora dos microfones, os governistas só falam nas indiretas. O PSDB cita Tasso Jereissati, mas aposta em FHC ou Nelson Jobim, conselheiro de empreiteiras flagradas na Lava Jato. O DEM sonha com Maia, que enfrenta resistências no Senado. O PMDB não tem candidato: seus caciques estão ocupados em escapar da polícia.

Tadeu Filippelli, outro assessor enrolado de Temer, acaba de perder a batalha. Foi recolhido ao xadrez, sob suspeita de embolsar propina dos estádios da Copa. Veterano em escândalos, o senador Renan Calheiros insiste que o presidente precisa "compreender seu papel histórico". Seria um apelo à renúncia? "É o que estou fazendo há dias... até quando ninguém pergunta!", ele responde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário