Música inédita que evoca o cancioneiro do compositor norte-americano Bob Dylan no fraseado do canto de Chico César e nos caminhos melódicos do tema estradeiro, Autopistas inicia a rota promocional do terceiro DVD do artista paraibano, Estado de poesia ao vivo, gravado em 17 de setembro de 2016 em apresentação do show Estado de poesia no Teatro Boavista, no Recife (PE), com direção de Carlos Dowling e com produção musical de Michi Ruzitschka e do próprio Chico César.


Autopistas tem letra que desemboca em citações de interioranas cidades da Paraíba como Cabedelo, Mananguape e Rio Tinto, entre outras. Conduzida pelo toque da guitarra pilotada por Chico, a música foi gravada com os toques da percussão de Simone Sou e dos músicos paraibanos Gledson Meira (bateria) Helio Medeiros (teclados) e Xisto Medeiros (baixo). Autopistas entrou no roteiro do show quando a turnê já percorrera várias cidades do Brasil.


Coprodução da Globo Nordeste com o Canal Brasil e com o selo do artista, Chita Discos, o DVD Estado de poesia ao vivo chega ao mercado fonográfico em junho com distribuição da gravadora Deck. Concebido, dirigido e arranjado por Chico César com colaboração dos músicos e dos convidados, o show Estado de poesia estreou em 2015, baseado no ótimo homônimo álbum lançado naquele mesmo ano.


(Crédito da imagem: Chico César em foto de Mauro Ferreira na estreia carioca do show Estado de poesia)