Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Nesse caso, a lei é que deve estar errada.

Sabe quando o casamento acabou, mas você e sua ex cometeram crime juntos? 

Gregorio Duvivier 





Não queria estar na pele do Temer. Imagina que você se divorciou da sua esposa em termos nada amigáveis —o divórcio envolveu traição pública da sua parte e você ainda ficou com a casa. Por sua causa, sua ex-mulher está desempregada e sem teto. Ela não era lá muito popular entre os empregados da casa, mas você tem conseguido a proeza de ser menos: só um a cada dez empregados gosta de você. À noite, nem os fantasmas te dão sossego.

Você tem evitado frequentar as mesmas festas que ela, claro. Mas eis que o destino, esse safado, colocou vocês lado a lado. Aliás: o destino não, a Justiça, essa sacana. O motivo: um crime que vocês teriam cometido lá atrás, na época em que eram casados. Se forem condenados, você também perde a casa e vai morar ao lado da ex-mulher na rua da amargura.

Sua ex vai fazer o possível pra te incriminar, claro. Você então se prepara pra ferrar com ela antes. Prepara sua defesa dizendo que mal conhecia aquela mulher com quem você se casou. Chegando lá, qual não seria a sua surpresa ao ver que os advogados dela estariam trabalhando pra você —melhor inclusive que os seus advogados. "Nenhum dos dois fez nada de errado", dirão. Até seu cunhado barbudo, que já morou nessa casa (e morre de vontade de voltar), acha que você merece continuar morando aí. Por que é que de repente todo o mundo, até quem queria sua morte, resolveu salvar sua pele?

Por um lado, se você sair da casa, os bandidos vão tomar tudo. Sim, mas alguns dirão que você também é um bandido, já que chegou lá por meio de um crime. Só que existem bandidos piores que você. Tem bandido torturador, bandido assassino, dirão, e você é um bandido que escreve poesia.

E o mais importante: esse crime, dizem, é um crime que todo o mundo comete. Tipo baixar filme na internet. Se gritar "pega pirata", não sobra um, meu irmão. Se prender todo o mundo que fez caixa 2, não sobra ninguém pra apagar a luz. Então não é você que tá sendo julgado, é Brasília. Se você cair, tem que cair Brasília. E quem é que tá julgando? Essa é a parte boa. Brasília —pessoas que você mesmo indicou.

Ou seja: tudo indica que você vai continuar morando nessa casa até 2018 —quando o mesmo crime será cometido por outras pessoas. Mas essas já não serão julgadas. Porque, afinal, quando um crime é cometido por tanta gente, tão branca e tão educada, é porque não deve ser crime. Nesse caso, a lei é que deve estar errada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário