Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

o problema de Alex não é com o étimo, mas com a assimilação de qualquer ideia nova que conceda qualquer coisa a uma minoria política.

Wilson Gomes

Da Série: Coisas Que Só Aprendo Com Alex.Alex é o dono do vernáculo: comprou, pagou, tem o recibo, é dele, não há dúvida. Alex não gosta de "feminicídio", diz que é por causa da etimologia. Se em homicídio já tem "homo" (homo, hominis, masculino da 3ª declinação, gênero humano), que necessidade tem de se inventar essas modas novas e achar um assassínio só para mulheres? Não sei se já mencionei, mas Alex também é dono da etimologia e da gramática latina: ganhou de brinde do General Figueiredo pelos bons serviços prestados à Revolução.

A imagem pode conter: texto


Alex não gosta de palavras novas, mas o que Alex mais detesta mesmo são ideias novas. Alex não suporta que se admita a ideia de que mulheres são mortas por pura misoginia ou por puro machismo. É capaz de Alex nem achar que existam tais coisas. Aliás, Alex precisaria ter uma conversinha com os gregos, que inventaram misoginia (de μίσος, ódio, e γυναίκα, mulher) quando já havia misantropia (ο άνθρωπος = homo) para indicar todo mundo. Lastimavelmente, Alex, apesar de comparável a Αλεξάντρ τη μεγάλη, não comprou a gramática grega e alguma feminazi do século V a.C. deve ter introduzido essas besteiras de gênero no vocabulário helênico. Coisa mais sem sentido, murmura Alex para as suas gravatas borboletas.

Na mesma linha de raciocínio, Alex deveria desprezar "suicídio", invenção inútil. Só humanos matam a si mesmos. Parricídio, regicídio, filicídio, tudo inútil, vez que é tudo "homi" matando ou morrendo. Desconfio, contudo, que o problema de Alex não é com o étimo, mas com a assimilação de qualquer ideia nova que conceda qualquer coisa a uma minoria política. Mesmo que esta mísera coisa seja o reconhecimento, por meio de uma palavra, que o machismo e a misoginia matam e que as motivações machistas e misóginas devem ser considerados agravantes na dosimetria das penas dos assassinos. Alex não gosta que desafiem os seus valores conservadores. Alex labuta dia e noite para construir um bastião de palavras só para defender o seu conservadorismo de qualquer mudança de mentalidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário