Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

"Perseguir o protecionismo é como trancar a si mesmo em um quarto escuro. Embora o vento e a chuva sejam mantidos lá fora, também o serão a luz e o ar".

Aldo Fornazieri

Mundo de ponta-cabeça: a comunista China se tornando o país que mais defende a globalização e o livre comércio e os ultraliberais Estados Unidos e Inglaterra se tornando protecionistas e contrários às clássicas ideias liberais da liberdade comercial: Extraído do El País: Os chineses identificam uma "preocupante" onda protecionista nos Estados Unidos - o que teria sido confirmado pela eleição presidencial - e na Europa - com o fato de os britânicos terem optado por deixar a União Europeia. Prova disso foi o discurso desta terça-feira do presidente da China, Xi Jinping, na abertura do Fórum Econômico Mundial - ele foi o primeiro mandatário do país a usar o microfone no evento global realizado em Davos, na Suíça.


Nenhum texto alternativo automático disponível.

Segundo Jinping, não há vencedores quando países entram em uma guerra comercial. E não há razões para culpar a globalização pelos problemas do planeta.

A fala foi interpretada como uma resposta aos comentários de Trump, que promete adotar uma política protecionista em seu governo - ao culpar o gigante asiático por problemas como o desemprego nos EUA, ele prometeu sobretaxar a importação de produtos chineses.

Em sua defesa do livre-comércio, o presidente chinês fez uma analogia: "Perseguir o protecionismo é como trancar a si mesmo em um quarto escuro. Embora o vento e a chuva sejam mantidos lá fora, também o serão a luz e o ar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário