Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

é só inserir no contexto: daqui por diante fica proibido de morrer. que ninguém se atreva!

No NE, 19 cidades não vão ter aposentados

Valor Econômico 




Em 19 cidades nordestinas, a expectativa de vida é praticamente igual à idade mínima de 65 anos que o governo federal pretende exigir para a aposentadoria na reforma da Previdência Social. Ou seja, se for considerado apenas esse indicador para definir a concessão do benefício, os moradores dessas cidades só se aposentariam meses antes de morrer. Esse é um dos argumentos utilizados pelas centrais sindicais para denunciar que a reforma desenhada pelo governo prejudica os mais pobres.

Resultado de imagem para cidades pobres do nordeste

Técnicos do governo e especialistas em previdência, no entanto, ponderam que a expectativa de vida ao nascer nessas localidades é baixa devido à elevada taxa de mortalidade infantil e baixa renda familiar. Para eles, o indicador mais adequado para definir se a idade de 65 anos para aposentadoria é compatível com a realidade do país é a expectativa de sobrevida da população a partir dos 40 ou 60 anos, que expurga a mortalidade infantil.

Por esse critério, os brasileiros estão vivendo, em média, mais 17,4 anos quando conseguem atingir a idade de 65 a 69 anos, segundo as tábuas de mortalidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base em dados de 2010. Mas essa realidade é muito diferente entre as regiões do país.

Edna Simão, Lucas Marchesini e Marina Falcão | De Brasília e Joaquim Nabuco (PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário