Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

A experiência do conflito

"A Gaivota" e "A Pá" da trupe paraibana Piollin serão encenados até domingo, no Sesc Senac Iracema

Iracema Sales - D. do Nordeste


aa


Os paraibanos do Piollin Grupo de Teatro iniciam temporada cearense amanhã, às 20h, no Sesc Senac Iracema. E prometem fazer a estreia em grande estilo. Eles levam ao palco a montagem "A Gaivota (alguns rascunhos)", uma intervenção no texto do russo Anton Tchekhov. Também será apresentado o espetáculo "A Pá", concebido coletivamente, tendo por base o filme "Gosto de Cereja", do diretor iraniano Abbas Kiarostami. Os espetáculos são assinados pelo diretor carioca Haroldo Rego. As encenações serão pontuadas por debates e trocas de experiências entre atores e plateia. Na cidade, o grupo interage - em residência - com outros admiradores de Tchekhov, o Teatro Máquina.

As apresentações fazem parte do Circuito Piollin, projeto que já passou pelas cidades paraibanas de Bananeiras, Campina Grande, além de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e Recife, em Pernambuco. Agora é a vez do grupo aterrissar em Fortaleza, trazendo na bagagem o desejo de dividir experiências com grupos locais.

Nanego Lira, um dos integrantes do grupo, explica que, pela primeira vez, o Piollin enveredou por um texto de Tchekhov. "A gente estreou em 2006", diz, completando ter dado uma parada, sendo retomado agora, por ocasião da estreia de "A Pá". "É uma adaptação que conserva entre 30% e 40% do texto original", explica. A peça enfatiza o núcleo principal e os conflitos centrais do texto original. A história acompanha a veterana atriz Arkádina, que entra em conflito com o filho, o aspirante a escritor Konstantin. Ele não gosta do namorado da mãe, o escritor consagrado Trigórin, por quem sua amada Nina se apaixona.

O ator ressalta a importância da pareceria com o carioca Haroldo Rego para o crescimento da performance do grupo. Depois da ousadia de trabalhar com Anton Tchekhov, em 2006, no ano passado, os atores resolveram produzir "A Pá". Destaca o processo de criação coletivo, revelando que, dessa vez, o diretor foi buscar inspiração na sétima arte, mais precisamente a obra "Gosto de Cereja", do iraniano Abbas Kiarostami. Conforme Lira, "há um diálogo muito forte com a linguagem cinematográfica". Mas isso não significa que a peça trabalhe com a linguagem do cinema, reforça. O teatro fala mais alto. Embora tanto ele quanto Everaldo Pontes tenham atuado em filmes, citando trabalhos com os cearenses Rosemberg e Petrus Cariry. "Everaldo atuará no próximo filme de Petrus", diz.

"A Pá" apresenta um protagonista enigmático, cuja motivação central para a ação é a realização de um plano pessoal. "O público acompanhará a tensa jornada desse homem para alcançar a execução de um serviço incomum que colocará em questão os princípios morais daquele que cumprir o desejo do protagonista", explica.

Mais informações:

"A Gaivota (alguns rascunhos)", abre amanhã, dia 14, a temporada do Piollin Grupo de Teatro, no Sesc Senac Iracema (Rua Boris, 90, Praia de Iracema, às 20h), permanecendo em cartaz até sexta, dia 16. Sábado e domingo, 17 e 18, o grupo apresenta "A Pá". Ingressos R$ 10 (inteira). Contato: (85) 3252.3435,

Nenhum comentário:

Postar um comentário