Estela Bezerra é a nova secretária de Comunicação do Governo do Estado
Por Nonato Guedes
O governador Ricardo Coutinho revelou que a jornalista Estela Bezerra, ex-candidata a prefeita de João Pessoa pelo PSB, foi escolhida para dirigir a Secretaria de Comunicação Institucional da Paraíba, em substituição a Tatiana Domiciano, que passa a ser a nova presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado, Cinep, em substituição a Margareth Cavalcante. Como secretário de Juventude, Esporte e Lazer será designado Tibério Limeira, ex-titular executivo do Orçamento Democrático de João Pessoa, do qual foi exonerado em julho pelo prefeito Luciano Agra, juntamente com outros filiados socialistas que apoiavam a candidatura de Estela. José Marco Nóbrega Ferreira, que vinha respondendo interinamente pela Pasta do Esporte, volta a ocupar o cargo de secretário-executivo.
De acordo com versão do próprio governador Ricardo Coutinho, a saída de Tatiana Domiciano da Secom decorreu de iniciativa dela, que agora assume outra missão importante. "A postura, determinação e profissionalismo que (Tatiana) teve à frente de todos os cargos ocupados no governo serão fundamentais para o êxito do seu trabalho na Cinep. Assim como Tatiana, Estela e Tibério são quadros que atuam em áreas diversificadas. A chegada de Estela enriquece a equipe", salientou o governador. Até então, Estela vinha sendo cogitada para assumir a secretaria de Educação do Estado.
Após o anúncio da sua escolha para a Secom, Estela afirmou que se sente honrada com a confiança do governador e que considera a comunicação uma ferramenta importante para a transparência pública. Nas suas palavras, a Secom é uma espécie de secretaria de suporte para todo o governo. "Darei continuidade à moralidade implantada na gestão de Tatiana Domiciano e trabalharei para contribuir com a visão de que a Comunicação deve atuar para dar unidade e visibilidade às ações do Executivo, contando com uma relação democrática e respeitosa com os parceiros da área", enfatizou.
Tatiana Domiciano observou que deixa a Secom com a consciência do dever cumprido, acreditando ter levado a termo o que lhe foi atribuído. Relatou ter chegado na Secom num período conturbado e passou a trabalhar na perspectiva de dar maior visibilidade às obras e ações do governo. Reiterou o ponto de vista de que a imprensa foi extremamente importante nesse processo, e contou que o diálogo permanente com a mídia e com o meio publicitário foi de grande importância para a sua vida profissional. "Só tenho a agradecer ao governador Ricardo Coutinho pela confiança, e a todos os agentes que nos auxiliarem durante os meses em que estivemos à frente da Secom", pontuou.
Tibério Limeira, por sua vez, declarou que sua expectativa é a melhor possível, e que chega ao governo do Estado com o propósito de colaborar para o fortalecimento das políticas públicas de juventude, esporte e lazer, bem como integrar as ações às políticas setoriais, a exemplo da educação, saúde, desenvolvimento humano, cultura, gênero e diversidade humana. "Fico grato pela confiança depositada pelo governador Ricardo Coutinho, que vem realizando uma gestão transformadora para o nosso Estado", adiantou.
Estela Bezerra ocupou a secretaria de Planejamento da prefeitura de João Pessoa e se desincompatibilizou do posto para disputar as eleições municipais de sete de outubro pelo PSB. A ex-candidata, que teve apoio decidido do governador Ricardo Coutinho, conseguiu chegar à terceira colocação no páreo, obtendo 74.498 sufrágios, o equivalente a 20,08% dos votos válidos. Superou, em número de votos, o ex-governador José Maranhão, que concorreu pelo PMDB. Reconhecida pela sua competência comprovada, Estela Bezerra chegou a ser sondada pelo prefeito eleito de Santa Rita, Reginaldo Pereira, do PRP, para integrar o seu secretariado a partir de janeiro. Agradeceu a proposta, lembrando que já havia um compromisso celebrado com o governador Ricardo Coutinho para exercer missão na administração estadual.
Estela Bezerra, que perdeu o pai, Aluilson, em plena campanha eleitoral, teve uma performance surpreendente como candidata pelo fato de nunca ter disputado mandatos eletivos. Ela demonstrou preparo e conhecimento dos problemas e das políticas públicas executadas em João Pessoa. O governador Ricardo Coutinho nunca escondeu a sua admiração por Estela. No início da campanha, quando a candidata foi ungida derrotando Luciano Agra em convenção interna do PSB, o governador chegou a fazer uma conclamação ao eleitorado: "Ouçam com atenção o que Estela vai propor durante a campanha". Ela teve como candidato a vice o deputado federal Efraim Filho, do Democratas.
Natural de João Pessoa, Estela Bezerra viveu parte da infância em Cabedelo. Formou-se em jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba. Ativista cultural, na primeira gestão de Ricardo como prefeito da capital ela foi coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres. Participou do debate nacional preparatório para a Conferência da Mulher em Pequim, em 2005. Foi estagiária do setor cultural da Caixa Econômica Federal e trabalhou no Sesc, na área de cinema, além de ter sido produtora cultural da "Absurdus", banda de MPB formada somente por mulheres. Atuou na coordenação geral da Ong "Cunhã Coletivo Feminista" por dez anos. Num auto-perfil postado na Internet, Estela ressaltou ter sempre procurado ser justa, ética e responsável, respeitando as particularidades de cada pessoa, aprendendo as boas práticas em gestão pública com a população e dizendo-se agradecida pelas oportunidades surgidas para dar vez e voto aos cidadãos da capital, "que é a mais linda do mundo". Após a campanha eleitoral, Estela viajou para os Estados Unidos para descansar. No retorno, colocou-se à disposição do governador Ricardo Coutinho para cumprir missões por ele delegadas. Sua escolha para a Secom repercutiu positivamente nos meios de comunicação da Paraíba.
fonte ReporterPB
Nenhum comentário:
Postar um comentário