Pesquisa aponta reviravolta na disputa em João Pessoa
Nonato Guedes
Luciano Cartaxo, no quesito "estimulado", figura em primeiro lugar, com 23,92%.
Uma pesquisa do Instituto Consult, divulgada na edição de hoje do "Correio da Paraíba" sinaliza reviravolta nas intenções de voto para a disputa pela prefeitura de João Pessoa. Contrariando projeções anteriores, que sinalizavam polarização entre o peemedebista José Maranhão e o tucano Cícero Lucena, a pesquisa revela um salto espetacular do candidato do Partido dos Trabalhadores, Luciano Cartaxo. No quesito "estimulado", ele figura em primeiro lugar, com 23,92%. Na amostragem anterior, feita em agosto, Cartaxo estava em terceira posição, com 14,2%. A nova rodada traz o tucano Cícero Lucena em segundo lugar, com 22,2% (quase empate técnico com Cartaxo). O peemedebista José Maranhão, que já foi governador do Estado por três vezes, está em terceiro lugar, com 21,17%, e a candidata Estelizabel Bezerra, do PSB, apoiada pelo governador Ricardo Coutinho, pontua com 14,42%. Cresceu seis pontos percentuais e está em terceiro lugar no páreo. Estelizabel e Maranhão lideram os maiores índices de rejeição, enquanto Cartaxo tem o menor, cerca de 3,08%.
Também caiu para 10,67% o número de indecisos. A pesquisa, que certamente vai render controvérsias, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral e realizada por entrevistadores experientes e dos quadros do Consult, conforme explica a direção da empresa. Foram realizadas 1.200 aferições. Um outro dado revelado é o de que 40,08% dos pesquisados disseram assistir ao Guia Eleitoral no rádio e na TV mas com pouca frequência, enquanto 37,25% informaram que não acompanham o horário gratuito dos candidatos majoritários e proporcionais. No quesito "espontâneo", Luciano Cartaxo também sai na frente.
O candidato petista tem como vice o jornalista Nonato Bandeira, do PPS, e conta com o reforço direto do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, rompido com o governador Ricardo Coutinho. Luciano Cartaxo conseguiu que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravasse depoimentos para o seu Guia Eleitoral. Os coordenadores de sua campanha avaliam como corretos os números publicizados, salientando que eles atestam o crescimento que Cartaxo vinha experimentando até então no contato com os eleitores.
Fonte Lanacaprina
Nenhum comentário:
Postar um comentário