Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

"...no ano vindouro, 150 anos de uma caminhada iniciada por um visionário e abnegado padre e professor sertanejo que sentiu que era possível mudar a realidade dos seus conterrâneos a partir da educação"



Falta um ano...

Lenilson Oliveira

Catedral  Cajazeiras 149 anos       (foto bira)



 ... para Cajazeiras comemorar o seu sesquicentenário e, como já dissemos em artigos anteriores, o prefeito que assumir a partir de 1º de janeiro de 2013 terá como uma das suas principais missões preparar a cidade para as comemorações de agosto.

Salientemos, entretanto, como das vezes anteriores, que não caberá somente ao poder público a responsabilidade pelos festejos dos 150 anos da cidade que vem se destacando a cada ano em toda a Paraíba e interior do Nordeste pelo alto índice de desenvolvimento urbano, comercial e educacional que vem experimentando.

A ideia de uma grande festa em agosto de 2013 terá que ser abraçada também por toda a sociedade civil organizada, como clubes de serviço, como Rotary, Lyons, Movimento dos Amigos de Cajazeiras, entidades comerciais, como Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação Comercial e Empresarial de Cajazeiras e Sindicato de Bens e Serviços, associações de toda natureza, Universidade Federal de Campina Grande, Instituto Federal de Educação Tecnológica da Paraíba, Faculdades Santa Maria, São Francisco e FAFIC, agentes políticos e públicos, igreja, imprensa, Governo do Estado, Assembleia Legislativa da Paraíba, todos na obrigação de um envolvimento efetivo na organização e logística da programação a ser levada a efeito.



Serão comemorados, no ano vindouro, 150 anos de uma caminhada iniciada por um visionário e abnegado padre e professor sertanejo que sentiu que era possível mudar a realidade dos seus conterrâneos a partir da educação, história contada e recontada com orgulho geração a geração de cajazeirenses. Esta semente da educação, aliás, continua sendo da mola propulsora do desenvolvimento de Cajazeiras, grande pólo educacional de toda a sertão da Paraíba e abrangendo também os Estado do Ceará e Rio Grande do Norte, sobretudo com suas instituições de ensino superior públicas e privadas.




Como já constamos também em outros artigos, o Dia da Cidade – na verdade o dia do nascimento do padre Inácio de Sousa Rolim, o 22 de agosto, cujo bicentenário foi comemorado com todas as pompas no ano de 2000 – já foi maior, mais festivo, mais significativo mesmo, com o envolvimento de autoridades e sociedade, com famílias inteiras indo prestigiar os desfiles cívico-militares na Avenida Padre Rolim e ruas adjacentes.

Por fim, na nossa opinião, como estamos em plena campanha sucessória municipal, poderia ser de bom alvitre que os três postulantes à Prefeitura e à Câmara de Vereadores já pudessem dar pistas do que pensam sobre a data e que tratamento pretendem dar a ela.


Lenilson Oliveira
Lenilson Oliveira - lenilson.destaque@gmail.com
Editor e Diretor da Revista Destaque de Cajazeiras. Formado em Letras pela UFPB.

Fonte Diário do Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário