Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

sábado, 5 de março de 2011

O FUSCA DE JONH LENNON (E OS DOS CAJAZEIRENSES)



Milhões e milhões de pessoas no mundo compraram fusca como o primeiro carro na vida. Eu faço parte desta relação. Meu primeiro carro foi um fuscão 1971, na cor azul clara, todo original. Além desse, depois comprei mais três em épocas diferentes. Que eu me lembro meu irmão Toinho possuiu um fusca 1977, verde escuro e pneus tala-larga. Erisvaldo, outro irmão meu, tinha um, na cor amarela. Nem, minha irmã, também possuiu o seu Fuscão branco, motor 1500, que foi adquirido do tio Raimundo Pereira, sendo ele o primeiro dono. Quando eu morava em Cajazeiras, eu não tinha carteira de habilitação e não sabia dirigir. A primeira vez que eu dirigí um carro nas ruas de Cajazeiras, foi o Fusca de Trigueiro, vizinho de meu irmão Erisvaldo, após 14 anos ter saído de lá.

Seu Moisés Braga, pai de Ivan Braga, possuiu um fusca branco, do qual eu subtraí o brucutu. Claudiomar Rolim também adquiriu como primeiro carro um fusca vermelho, que foi pago com dinheiro do seu primeiro emprego. Doutor Waldemar Rolim também teve seu fusquinha branco, conforme o sequinte relato da jornalista Lúcia Rolim: “Dr. Waldemar pegava a maletinha, entrava no fusquinha branco e ia atender ao “chamado”. Isso mesmo, ia consultar o doente em casa (ou onde ele estivesse)”.

Outro cajazeirense que tinha Fusca foi Gilson Mamede, meu ex-vizinho da Rua Pedro Américo. Ele é o proprietário da oficina mecânica “Gil Wolks”, e um dos maiores entendidos de mecânica da wolkswagem em Cajazeiras. Sua oficina funciona ao lado da Ravecol Veículos.

Lembro-me que no ano de 1964 o empresário cajazeirense Edilson Figueiredo, sócio da Torrefação Asa Branca, com seu Pedro Flor, foi contemplado com o prêmio máximo da Loteria Federal e presenteou com um Fusca vermelho a jovem Aneres, filha de seu Pedro Flor e doou ainda um outro Fusca ao senhor Filizola, que foi o vendedor do bilhete premiado da Loteria Federal. O Padre Gervásio era proprietário de um fusquinha e sempre ia na sede da Cáritas, na Rua Pedro Américo e Dom Zacarias Rolim de Moura, possuiu uma Kombi, que fazia parte da família Wolksvagen. Sua kombi era marrom e branca e sempre ficava estacionada no jardim da Casa Paroquial.

De todos os fuscas de cajazeirenses e cajazeirados, um que ninguém jamais esquece, foi o fusca branco de Tica, que namorava o radialista Jota Gomes. Esse fusca se envolveu em um trágico acidente, que causou a morte de Jota Gomes, Tica, Naíza, Francisquinha e Elizete. Esse acidente foi num domingo, 23 de janeiro de 1972, quando essas pessoas se dirigiam para São Gonçalo e ao desviar de um animal, o Fusca entrou na contramão e deu de frente com uma carreta do Gran Circo Orlando Orfei.

O Fusca ficou famoso ao ser fotografado na capa do disco “Abbey Road” dos Beatles, em 1969. Na foto, os 4 Beatles atravessam andando em fila indiana, uma faixa de trânsito, em Londres, na Inglaterra, onde simbolizava a procissão de um enterro. John, de branco, seria o padre; Ringo, de preto, o agente funerário; Paul, o morto e Harrison seria o coveiro. O Fusca branco da capa, no detalhe, em cima da calçada, seria de John Lennon. Hoje, o Fusca se encontra no Museu da Volkswagen, em Wolsfburg, na Alemanha. E quanto a essa faixa de trânsito, foi inscrita no patrimônio pelas autoridades britânicas, no último dia 22 de fevereiro de 2011.


Pereira Filho

Radialista

Brasília – DF

jfilho@ebc.com.br














Nenhum comentário:

Postar um comentário