Meu pai, José Pereira de Souza (falecido em 1990) participou ativamente da cena política e cultural de Cajazeiras, e, em 1955 criou um jornal chamado O Observador – órgão literário e noticioso -, jornal mensal, para retratar esse cenário cajazeirense. Ele era o diretor e redator do jornal.
Revendo alguns exemplares que possuo observei uma matéria interessante sobre a administração do prefeito Otacílio Jurema, onde ele faz um resumo de suas realizações e providências, num total de 38.
Há algumas providências que chama a atenção, como, por exemplo, a “instalação de um novo conjunto elétrico, importado da Alemanha”. Para a época, 1956, acredito ser uma ousadia trazer equipamentos da Alemanha.
Dr. Otacílio não restringia sua administração à Cajazeiras, pois tinha a preocupação de ampliar o cemitério de Cachoeira dos Índios. E tinha outras preocupações, como “auxílios diversos a indigentes”, o que, em termos comparativos com a política de Lula, seria hoje o “Bolsa Família”.
Mas vou deixar que o caro provável leitor faça suas análises e criticas.
Essa matéria foi publicada no jornal dos meses janeiro e fevereiro de 1956. Provavelmente deve ter abarcado a segunda quinzena de janeiro e a primeira de fevereiro, tendo em vista que o jornal era mensal.
Vamos á matéria:
O expediente do Jornal
A matéria:
Eduardo Pereira
Conte suas histórias/estórias e nos envie para publicarmos aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário