Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

uma boa notícia, finalmente.

Por Mauro Ferreira, G1

Cátia de França tem primeiro álbum, de 1979, revivido após 40 anos em LP, edição digital e show

O boom de vozes femininas irrompido na MPB em 1979 ajudou a dar projeção nacional a cantoras e/ou compositoras nordestinas que, em movimentos migratórios feitos ao longo da década de 1970 de forma quase sincronizada, foram para as cidades de Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) em busca de um lugar ao sol.

A cantora, compositora e multi-instrumentista paraibana Cátia de França foi uma artista que se deslocou nesse fluxo, conseguindo lançar naquele ano de 1979 o primeiro álbum, 20 palavras ao redor do sol, pelo selo Epic, da gravadora CBS.

Cultuado, esse disco trouxe no repertório autoral músicas como Kukukaya (Jogo da asa da bruxa), apresentada quase simultaneamente na voz então agreste de Elba Ramalho, outra paraibana que também lançava naquele ano de 1979 o primeiro álbum, Ave de prata, pelo mesmo selo.

Decorridos 40 anos da edição original do LP 20 palavras ao redor do sol, o álbum tem celebradas essas quatro décadas de existência que somente fizeram crescer a beleza e a importância do disco.

Além de ganhar a primeira edição digital, programada para chegar às plataformas de música em 22 de fevereiro juntamente com o segundo álbum de Cátia de França, Estilhaços (1980), 20 palavras ao redor do sol será futuramente relançado no formato de LP e será mote de show em que a artista tocará na íntegra o repertório do álbum.

Tanto 20 palavras ao redor do sol como Estilhaços foram remasterizados por Luigi Hoffer e Carlos Savalla por conta destes relançamentos. Ao longo desses 40 anos, Cátia de França lançou somente mais quatro álbuns de estúdio, construindo discografia espaçada (e fiel aos princípios musicais da artista) cujo último título é por ora o álbum Hóspede da natureza (2016).

Se o álbum 20 palavras ao redor do sol faz 40 anos, Cátia de França completou 72 anos de vida ontem, 13 de fevereiro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário