Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

sexta-feira, 11 de maio de 2018

uma excrescência política

Ter como um dos candidatos presidenciais mais fortes hoje no Brasil um fã de torturadores e um apaixonado pela ditadura militar é comparável a ter um adorador de Hitler e apreciador do nazismo como favorito a chanceler da Alemanha. Bolsonaro e os bolsonaristas não são só um insulto à esquerda, como eles gostam de imaginar, assim como um hitlerista e os neonazistas não seriam apenas uma ofensa aos judeus. São um ultraje à democracia, aos valores liberais, ao Humanismo.
Na Alemanha, entretanto, não há qualquer candidato neonazista, revisionista e negador do Holocausto com possibilidade de ganhar uma eleição, enquanto no Brasil o nosso principal revisionista histórico e neo-militarista é chamado de mito e lacrador, carregado nos braços pelas multidões e considerado por pessoas jovens e educadas como o novo Messias da política brasileira.
Bolsonaro é uma excrescência política, sim, mas é só mais uma das que se encontram em toda parte. O bolsonarismo, contudo, é fenômeno singular e um sintoma inquietante de como evoluímos tão pouco como humanidade neste nosso país. Bolsonaro me desgosta e nada mais; o bolsonarismo, por sua vez, me envergonha como brasileiro e como ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário