Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

terça-feira, 30 de maio de 2017

No meio da multidão um homem de cabelos grisalhos usava uma camiseta com a imagem da Graúna.

Ato pelas Diretas mostra a 'vontade política' que falta ao Congresso

Alvaro Costa e Silva 

Resultado de imagem para a imagem da Graúna.

Protesto na praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, pede a saida do presidente Michel Temer e eleicoes diretas para escolhida do novo comandante do pais. O protesto foi puxado pela classe artistica.d ApresentaCoes de Caetano Veloso, Mano Brown, Criolo, Teresa Cristina, Martinalia, Mosquito, Pretinho da Serrinha, Cordao da Bola Preta, Digital Dubs e BNegao estão marcados para a a tarde desse domingo, 28/5, na Praia de Copacabana. 

Ela está voltando. Ave negra com traços sucintos e brilhantes, sua figura minimalista lembrava um ponto de exclamação, do qual saíam e pareciam se mexer no desenho as perninhas e os olhos. Analfabeta, mas esperta. Personagem em construção permanente, nunca existiram duas Graúnas com a mesma expressão. Em 1984, no auge das Diretas-Já, seu rosto pedia urgência.

Trinca extraordinária em ação na caatinga nordestina, o cangaceiro Zeferino, o intelectual provinciano Bode Orelana e a irônica Graúna surgiram nas tirinhas do "Caderno B", do "Jornal do Brasil", em 1972, pelas mãos de Henrique de Souza Filho, o Henfil (1944-1988). Driblando a censura com humor, os três faziam uma feroz crítica ao ambiente de sufoco durante a ditadura militar.

Graúna, já naquela época, mexia com o machismo brasileiro, e não perdia a chance de provocar Zeferino: "Boneca!". Conquistou a todos e virou a principal personagem de Henfil, sua assinatura de cartunista. A bichinha foi presença obrigatória nos movimentos pela anistia e pelas eleições com voto popular. É a mesma Graúna de corpinho enxuto que ressurge agora, 33 anos depois, quando uma segunda campanha das Diretas-Já tenta melhor sorte que a primeira.

Como na mobilização anterior, é grande a resistência no Congresso. Ao contrário de 85% da população, a maioria dos deputados e senadores prefere as indiretas. Não há entre eles, para usar um lugar-comum, "vontade política" para mexer na Constituição, a exemplo do que fizeram, às pressas, com a PEC do Teto dos Gastos, que põe em risco educação e saúde.

Vontade para valer não faltou aos milhares de eleitores reunidos no último domingo (28) no showmício de Copacabana pelas diretas. No meio da multidão um homem de cabelos grisalhos usava uma camiseta com a imagem da Graúna. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário