Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

apenas detalhes...

Corte Interamericana abre julgamento de caso Herzog na próxima semana

Mônica Bergamo


A Corte Interamericana de Direitos Humanos abre, na próxima semana, o julgamento do Brasil no caso Vladimir Herzog. O presidente Michel Temer nomeou o advogado Alberto Toron como perito para justificar a posição do Estado brasileiro, que diz ser inviável a reabertura do caso.

CICATRIZ

De acordo com essa posição, as leis brasileiras de anistia, julgada constitucional pelo STF (Supremo Tribunal Federal), e de prescrição impediriam uma nova investigação em busca dos responsáveis pela tortura e morte do jornalista, em 1975, nas dependências do Exército.

PRESENTE

Clarice Herzog, viúva do jornalista e mãe de seus dois filhos, representará a família, que pediu a responsabilização internacional do país pela impunidade da morte.

PACOTE

E Toron, que já advogava para Dilma Rousseff no caso em que ela é acusada de obstrução de Justiça ao nomear Lula ministro, assumiu nesta terça (16) a defesa da petista no caso em que é acusada de avisar o casal de marqueteiros João Santana e Mônica Moura de que seriam presos na Operação Lava Jato.

PONTO E VÍRGULA

O casal, na delação premiada, não coincide no relato de como foi avisado de que seria preso. Mônica diz que Dilma, além de enviar e-mail cifrado, telefonou a Santana na noite do "dia 20 ou 21 de fevereiro (eles foram presos no dia 23)". Segundo ela, "fomos avisados que foi visto um mandado de prisão assinado contra a gente".

VI NA TV

Já Santana diz que, depois do e-mail de Dilma, "deduziu" que "já havia uma medida cautelar" tomada contra o casal. Afirma, no entanto, que "nunca veio um alerta de ninguém do governo dizendo 'olha, saiu o decreto'. Não. Nós soubemos pelas notícias, eu soube na madrugada, vi pelas câmeras"
.
VAGA FECHADA

O Ministério Público de SP entrou com uma ação pedindo a suspensão de editais do Tribunal de Justiça de SP para contratação de 206 psicólogos e assistentes sociais. O órgão alega que eles não preveem cota de 20% para negros, obrigatória em todo concurso do Judiciário com mais de três vagas. O TJ-SP afirma que os dois editais contemplam um total de 56 concursos. E que parte significativa tem três vagas ou menos.

TUDO SOBRE

O Museu da Diversidade Sexual, em SP, fez parceria com o maior acervo LGBT do mundo, o One Archives, da Universidade do Sul da Califórnia, para trocarem documentos, ampliando o acervo das duas instituições. O primeiro material que estará disponível ao público é uma coleção completa da revista "One", que circulou nos EUA nos anos 1950 e 1960.

COM OS HERMANOS

Em cartaz em SP com o monólogo Antígona, Andrea Beltrão acaba de voltar de Buenos Aires, onde gravou um filme em que contracena com Marco Ricca. O drama se passa nos anos 1990 e fala sobre uma família argentina que vai da capital do país para Florianópolis nas férias.

DANDO A VOZ

As cantoras Karina Buhr e Denise Assunção, a atriz Georgette Fadel e a apresentadora Roberta Estrela D'Alva vão participar de um experimento cênico no Sesc Pompeia em junho. Chamada de "Muda, mas Não Calada", a apresentação terá a exibição dos dois dos primeiros filmes feministas da história: "Os Resultados do Feminismo", de 1906, e "A Sorridente Madame Beudet", de 1923, com os quais as artistas vão interagir.

EM NOME DA ARTE

A Associação Paulista de Críticos de Artes entregou na segunda (15) seu prêmio aos melhores nas artes. A cantora Céu se apresentou na cerimônia, no Theatro Municipal de SP. Atrizes como Natallia Rodrigues anunciaram as nomeações. O dramaturgo Ivam Cabral recebeu o prêmio especial da noite. Também participaram do evento o empresário Alberto Hiar e sua mulher, Valéria Hiar, o estilista Ronaldo Fraga e a bailarina Marilena Ansaldi.

CURTO-CIRCUITO

A Cavalera lança nesta quarta-feira (17) coleção feita em parceria com o coletivo C.U.P.I.N.S. Às 19h, na loja da Oscar Freire.

Os artistas Camila Sposati e Pontogor se apresentam na mostra de Yoko Ono no Tomie Ohtake. Nesta quarta, às 18h.
A hidrelétrica de Furnas recebe nesta quarta prêmio do Comitê Brasileiro de Barragens.

O Tatá Sushi faz nesta quarta jantar harmonizado com saquê.

A peça 'As Cerejas' reestreia nesta quarta no Parlapatões. Às 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário