Alamanaqueiras: ou não queiras.

Alamanaqueiras: ou não queiras.

Playlist Almanaqueiras

domingo, 2 de abril de 2017

são tantas letrinha miúdas...

Pesquisador encontra versão inédita de conto de Lima Barreto 

Painel das letras 




O pesquisador Felipe Botelho Corrêa, do King's College, encontrou uma versão inédita de "A Nova Califórnia" (1911), um dos contos mais importantes de Lima Barreto. A descoberta foi feita na biblioteca nacional australiana.

Até agora, só se conhecia o manuscrito, guardado na Biblioteca Nacional brasileira, e a primeira versão em livro, no anexo de "Triste Fim de Policarpo Quaresma". A versão, com três parágrafos a mais, foi publicada na "Revista Americana", organizada pelo barão do Rio Branco.

O conto é famoso por ter inspirado a novela "Fera Ferida", de Aguinaldo Silva, nos personagens e na cidade onde se passava, Tubiacanga. Como Lima Barreto escrevia sob encomenda para a imprensa, o achado permite saber o "endereço" do texto.

"A revista representava o pan-americanismo [que marcava a política externa do país]. E o Lima mostrava o Brasil como a Califórnia, abordando o arrivismo e a questão do novo rico", diz Corrêa, que lança um livro sobre o autor em julho, pela e-galáxia.

A feminista americana Gloria Steinem, que lanca o livro Minha Vida na Estrada, pela Record Credito Marianne Barcellona/Divulgacao

A ativista americana Gloria Steinem, em foto do livro "Minha Vida na Estrada" (Bertrand Brasil), em que narra suas viagens como jornalista e militante

Visita 

A britânica Jojo Moyes, a autora mais vendida do Brasil em 2016, com quase 2 milhões de exemplares comercializados, virá ao Brasil em maio.

Visita 

Moyes fará duas sessões de autógrafos, uma no Rio e outra em São Paulo, restritas a 200 fãs apenas. Publicada pela Intrínseca, ela já anunciou mais um volume da série iniciada com o livro "Como Eu Era Antes de Você".

Lá fora "

O Tribunal da Quinta-Feira" (Companhia das Letras), de Michel Laub, será publicado na Noruega e na França. Já "A Maçã Envenenada", seu livro anterior, sai em junho no Reino Unido.

Má oê! 

Este ano o leitor terá acesso a duas biografias de Silvio Santos. A Companhia das Letras já havia anunciado uma para este ano, escrita pelo jornalista Ricardo Valladares. Já a Matrix lança uma agora em abril, de Fernando Morgado.

Assinatura 

O Kindle Unlimited, sistema de assinatura de livros da Amazon, fechou acordo com duas editoras para incluir 250 títulos novos na plataforma.

Assinatura 2 

O acordo incluirá 190 livros da Record, como "A Cor Púrpura", de Alice Walker, e outros 60 da Novo Conceito, como "Diário de um Adolescente Apaixonado", de Rafael Moreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário