Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

pmdb sempre unido: na saúde e na doença.

Polícia Civil prende ex-governador de Mato Grosso por suspeita de fraudes


Estadão



O ex-governador do Mato Grosso Silval Barbosa (PMDB) e outros quatro investigados foram presos preventivamente nesta manhã na quinta fase da Operação Sodoma, deflagrada pela Polícia Civil do Mato Grosso para investigar um esquema de fraudes à licitação, desvio de dinheiro público e pagamento de propinas no Estado.

Segundo as investigações, as empresas Marmeleiro Auto Posto Ltda. e Saga Comércio Serviço Tecnológico e Informática Ltda. teriam pago propina de ao menos R$ 7 milhões para a organização criminosa supostamente liderada pelo peemedebista no Estado entre 2011 e 2014.

Neste período, as duas empresas receberam aproximadamente R$ 300 milhões em contratos com o governo de Barbosa.

A investigação é conduzida pela Defaz (Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública). Ao todo, 17 equipes de policiais civis, com delegados investigadores e escrivães, cumprem cinco mandados de prisão preventiva nove de condução coercitiva e nove de busca e apreensão domiciliar, nos Estados de Mato Grosso, Santa Catarina e no Distrito Federal.

Os mandados de prisão foram cumpridos contra os investigados: Valdisio Juliano Viriato, Francisco Anis Faiad, Silval da Cunha Barbosa, Sílvio Cesar Corrêa Araújo, Jose Jesus Nunes Cordeiro.

Entre os conduzidos de forma coercitiva para interrogatórios estão: Wilson Luiz Soares, Mario Balbino Lemes Junior, Rafael Yamada Torres, Marcel Souza de Cursi e Valdecir Cardoso de Almeida.

De acordo com a Polícia Civil do Mato Grosso, suspeitos são investigados em fraudes à licitação, corrupção, peculato e organização criminosa em contratos celebrados entre as empresas Marmeleiro Auto Posto Ltda. e Saga Comércio Serviço Tecnológico e Informática Ltda., nos anos de 2011 a 2014, com o Governo do Estado de Mato Grosso.

A Polícia Civil apurou que as empresas foram utilizadas pela organização criminosa, investigada na operação Sodoma, para desvios de recursos públicos e recebimento de propinas, "utilizando-se de duas importantes secretarias, a antiga Sad (Secretaria de Administração) e a Septu (Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana), antiga Sinfra (Secretaria de Infraestrutura)", diz a nota divulgada pela Polícia.

Os presos e conduzidos estão sendo levados para a Defaz. As ordens judiciais foram decretadas pela Juíza da 7ª Vara Criminal da Comarca de Cuiabá, Selma Rosane Santos Arruda.

Em nota, a defesa de Silval diz que "não teve ainda acesso à íntegra da decisão que decretou a quinta prisão", mas lembra que, delas, duas já foram revogadas, uma pelo STF e outra pelo TJ-MT. "Todavia, se trata de mais uma prisão ilegal na linha do que já foi decidido pelo STF na primeira fase da Sodoma. Os fatos investigados guardam relação com a função que ele exercia e o fato de estar afastado do cargo há mais de dois anos já impediria qualquer argumento de garantia da ordem pública e da instrução criminal, além de faltar contemporaneidade para um novo decreto prisional".

Nenhum comentário:

Postar um comentário