Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

"homem é o lobo do homem"

Lava Jato: Polícia Federal cumpre mandados expedidos por Fachin no DF, RJ e PA

Do UOL, em São Paulo
  • Alessandro Buzas/Futura Press/Folhapress
Agentes da Polícia Federal cumprem nesta quinta-feira (16) seis mandados de busca e apreensão expedidos pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin referentes a inquérito instaurado a partir de provas obtidas na Operação Lava Jato. A Operação Leviatã está sendo executada no Rio de Janeiro, Belém e em Brasília, nas casas e locais de trabalho dos investigados. 
A operação tem como alvos são Marcio Lobão, filho do senador Edison Lobão (PMDB-MA), recém-eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, e o ex-senador Luiz Otávio Campos (PMDB-PA).
Essa é a primeira ação de Fachin como novo relator da Lava Jato no STF, após substituir o ministro Teori Zavascki, que morreu no fim de janeiro em um acidente aéreo em Paraty (RJ). 
A operação tem como base uma investigação da Polícia Federal sobre um suposto pagamento de propina a dois partidos políticos. Os valores ilícitos corresponderiam a 1% sobre obras da Hidrelétrica de Belo Monte, pagos por empresas integrantes do consórcio construtor. "Os investigados, na medida de suas participações, poderão responder pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa", diz a PF. 
O nome escolhido pela PF se inspira na obra do filósofo político Thomas Hobbes. Nela ele afirmou que o "homem é o lobo do homem", comparando o Estado a um ser humano artificial criado para sua própria defesa e proteção, pois se continuasse vivendo em Estado de Natureza, guiado apenas por seus instintos, não alcançaria a paz social. (Com informações do Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário