DESESPERO, TALVEZ
Brasil fica a três medalhas do top-10 e governo se exime de culpa
Ontem, depois de ter visto o tempo normal do jogo torcendo, pelo bem do país e do futebol brasileiro, para uma nova lavada da Alemanha, vi os penaltis num táxi e saltei em Botafogo em frente ao cinema justamente na hora em que o Brazil ganhou a medalha.
As pessoas que lotavam os bares gritavam e pulavam, eufóricas, e continuariam a fazer isso pelas próximas horas. Difícil explicar o que eu senti: pena (deles? de mim mesmo?), vergonha alheia, repulsa - desespero, talvez.
Passei metade das olimpíadas na Ásia, desembarquei no Rio para umas sessões do filme e não vi nenhuma competição. Ao chegar de Seul no Rio, percebi que as bonitas histórias de superação dos medalhistas brasileiros eram incapazes de me comover.
Eu só pensava em quem perdeu suas casas, em quem encheu o rabo de dinheiro, em quem morreu nas mãos da polícia para "limpar" a área - e no caminho cimentado para que o PMDB de pedro-paulo-agressor-de-mulher ocupe novamente a prefeitura e nos vôos mais sinistros que seu namorado, o pereira-passinhos sociopata, poderá alçar depois de todo esse "sucesso" galvanizado por uma imprensa vagabunda e infame.
Pensava também que o timing desses jogos acabou sendo absolutamente perfeito para mascarar o tamanho do retrocesso democrático que vivemos.
"Ah, mas dá pra separar uma coisa da outra". Não. Não dá.
É curioso - para não dizer mesmo triste - ver tanta gente fina, elegante e sincera embarcar nessa onda de forma acrítica e absolutamente servil. Tudo isso é bastante histórico e será cobrado. Talvez a diferença principal entre o meu lugar e o de tantos artistas, intelectuais e jornalistas - "gente de cultura", enfim - é que eu saiba disso. Ou mesmo que eu pense nisso.
P.S.: Observação aos que correm a vestir qualquer carapuça, porque já está rolando, é claro. Não estou condenando à forca quem acompanhou ou participou dos jogos etc. Eu mesmo fui no Boulevard Olímpico um par de vezes ver shows, olhar o movimento e ficar muito triste depois. Estou apenas mandando aquele velho "j'accuse" a quem o fez ignorando totalmente o contexto - e confessando aqui a minha total incapacidade de me comover com qualquer coisa relacionada a esses Jogos que não sejam o custo e a tragédia social, financeira e política que eles representam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário