
Wilson Gomes
Curiosa está tensa preocupação com a falsa comunicação de crime por parte dos nadadores americanos, baseada na premissa de que isso influenciará o que "o mundo" pensa sobre o Brasil. Querem saber o que o americano médio pensa do Brasil? Gaste cinco minutos lendo os comentários de matérias online sobre o Brasil publicadas em jornais e revistas em língua inglesa e você descobrirá que "somos" simplesmente uma merda de país. E mesmo que a matéria esteja desmascarando os nadadores americanos, não importa, haverá um furiosa miríade de comentadores reafirmando a merda que somos.

O americano médio, o brasileiro médio, o europeu médio são todos movidos, cognitiva e emocionalmente, à base de clichês e preconceitos. Ele sempre está sentado sobre uma pilha de certezas sobre países, culturas e temas de que desconhece o suficiente para se apoiar em impressões que, não por acaso, só confirmam os seus preconceitos, os positivos e os negativos. Ele sempre "sabe" muito que o país x é uma merda e estará pronto a selecionar todos os fatos que confirme o que ele "já sabia", desprezando todos os outros.
Os brasileiros fazemos exatamente a mesma coisa que condenamos nos americanos. E se nos magoa que os europeus e os americanos pensem que somos uma merda é porque o nosso preconceito a respeito dos países da Europa Ocidental e dos Estados Unidos tem o sinal invertido: nós "sabemos" que eles são maravilhosos. Mas dos "sujos e maltrapilhos" da América Latina, da África ou da Ásia nós temos certezas incríveis e bem arraigadas sobre o fato de serem uma merda. Manjamos pra caramba de entidades como "a África" ou "países árabes" e, assim que surge a oportunidade de publicar as nossas "certezas", não nos fazemos de rogados: são uma merda. Então, somos exatamente como os americanos de que gostamos e que nos magoam por não gostarem de nós. Ou vocês pensam que os idiotas deles são melhores que os nossos? Rá! Idiota é idiota em qualquer parte, tolerância e conhecimento de verdade é que são diferenças. O resto é mimimi porque o americano falou mal da gente enquanto escrevemos coisas horrendas sobre os haitianos. Nós somos o Haiti deles. Desculpem-me por ser eu trazer notícia tão ruim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário