Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

domingo, 7 de agosto de 2016

que beleza! " quando nos agridem, devemos responder com arte e imaginação."

SOBRE O CONCERTO DE ONTEM



Hoje o Youtube amanheceu com muitos vídeos idênticos a este. São centenas de gravações precárias, com celular, do concerto de ontem no teatro Pedra do Reino. Uma iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela SECULT-PB em parceria com diversos órgãos. Uma produção gigante que envolveu cerca de 400 pessoas e que nos exigiu ao máximo.

Muitas horas de trabalho na pré-produção, na produção e certamente na pós-produção. Estávamos com 9 câmeras espalhadas no teatro e concluímos ontem a gravação do que será o DVD Zé Ramalho e Orquestra Sinfônica da Paraíba. 

Vamos mostrar ao Brasil que um dos maiores artistas contemporâneos, com uma das melhores orquestras do país, num dos maiores e mais modernos teatros da América Latina, podem representar uma resposta à xenofobia sulista nesse tempo de retrocessos mofados saindo da gaveta.

Quando nos agridem, devemos responder com arte e imaginação. Jamais cairemos na baixaria fascista. Até porque, muitos sulistas de nascimento e coração,como eu, sabem que uma terra que produziu Jackson do Pandeiro, José Lins do Rego, Celso Furtado, Sivuca, Leandro Gomes de Barros, Augusto dos Anjos e outros do mesmo naipe, não pode ser diminuída. A Paraíba é grande demais pra não ter a sua grandiosidade reconhecida. Dentro de mais algum tempo teremos um produto primoroso para oferecer ao Brasil e para representar o Brasil. Estamos estudando a possibilidade de repetir o concerto na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego, no próximo verão. Por enquanto, isso é apenas uma possibilidade. Talvez no lançamento do DVD. Minha gratidão às equipes que estiveram empenhadas neste projeto. Especialmente, mas muito especialmente mesmo, aos meus queridos companheiros e companheiras da SECULT-PB e da FUNESC. Gratidão, Nezia Gomes, Raisa Agra, em nome das quais me refiro a todos e todas que tomaram parte neste projeto grandioso.

Estive fora do ar nos últimos dias, pois lá na área do Teatro a conexão é péssima. São centenas de e-mails, mensagens e recados para dar conta. aos poucos vamos respondendo. No mais, este concerto foi uma das motivações do meu circunstancial afastamento das redes sociais. Também meu livro que avança para a finalização. Simbora! :)

Lau Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário