Ao ser solicitada a escrever sobre utopia, pensei em abordar o assunto sob uma ótica da evolução histórica de seu significado. Porém, o texto tomou outro rumo indo em direção à evolução do termo, mas ao longo de minha própria estória. Considerando o significado de utopia como algo perfeito, portanto imaginário, percebo que foram várias 'utopias' que ocuparam minha mente ao longo de minha existência e certamente outras tantas deverão ocupar.
Inicialmente, o utópico era uma vida onde não seria necessário estudar e ter responsabilidades. Seria também a ausência de pesadelos, dor, brigas, medo, sofrimento e conflitos. Utopia para mim significava viver em um ambiente de sonhos, prazer, entendimento, confiança, felicidade e harmonia.
Mais adiante, o utópico era uma vida onde não seria necessário trabalhar, pagar prestações e viver de paixões. Utopia para mim significava viver em um ambiente de prazer, entendimento, confiança, felicidade e harmonia.
Com o passar dos anos, o utópico seria poder dormir uma noite inteira, ter liberdade de ir e vir sem prestar contas a ninguém. Utopia para mim significava viver em um ambiente de entendimento, confiança, felicidade e harmonia.
Depois de décadas, o utópico seria dispor de tempo para conviver com família e amigos, passear, flanar e viajar. Utopia para mim significava viver em um ambiente de confiança, felicidade e harmonia.
Atualmente, o utópico é poder ter todos os entes queridos próximos e certeza de que estão todos bem. Utopia para mim significa viver em um ambiente de felicidade e harmonia.
Em breve, creio, o utópico será conseguir a paz. E utopia significará um mundo em harmonia.
SUZANA KAHN
56, presidente do Comitê Científico do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas''

Nenhum comentário:
Postar um comentário