Os antigos chamavam a Semana Santa de 'A Grande Semana'. De fato, nessa tradição, ela se destacava como a da celebração do centro da fé cristã.
Chico Alencar

Foto: Cristo lavando os pés de Pedro, 2004, Ghislaine Howard (1953-), acrílico sobre tela, Coleção Metodista de Arte Cristã Moderna, Oxford Brookes University, Grã-Bretanha.
Com a vida moderna e sua agitação, virou, basicamente, mais um feriadão.
Sou fascinado por essas liturgias, desde menino e sobretudo quando jovem, frequentador das Páscoas nos Dominicanos, em Perdizes - SP (até o Vandré fez uma 'Via Sacra' fantástica lá...).
O fascínio não é só meu: uma multidão de pessoas pelo mundo, apesar do materialismo galopante, do consumismo desenfreado, do egoísmo industrializado, da celeridade da web nos tempos do 'time is money', participa de ‘Vias Sacras’, 'Passos da Paixão' e da Páscoa de Jesus Cristo - e de todos nós. O papa Francisco revitaliza essa dimensão humaníssima e libertadora de 'pessach', que entre os judeus relembra a saída da escravidão do faraó.
Todos nós, crentes ou não, estamos imersos na dialética do nascer-viver-morrer e, seja como for, RESSUSCITAR. Tudo é perene transformação. Aproveite os dias para descansar, confraternizar e... refletir!
Nenhum comentário:
Postar um comentário