Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

... que também sem o Chico Ninguém segura esse rojão.

Por Mauro Ferreira, G1
A caravana de Chico Buarque passou fina, elegante e sincera por 10 cidades do Brasil e duas de Portugal em turnê que contabilizou 75 apresentações feitas de dezembro de 2017 a setembro deste ano de 2018.
Eternizado em DVD e em CD duplo lançados hoje, 9 de novembro, o show Caravanas foi grito de alerta em favor da batucada da nação brasileira – como Chico deixou claro ao abrir e encerrar o show com o samba Minha embaixada chegou (Assis Valente, 1934), único título de lavra alheia no roteiro autoral.
E, por batucada, entenda-se tanto a alegria como a liberdade de expressão de um povo. Mas esse grito foi dado sem que o cantor carioca precisasse levantar a voz. Sempre em tempo de delicadeza, essa voz chegou às alturas pela força de obra que sintetiza lirismo e consciência social nas 30 músicas do roteiro do show.
Capa do DVD 'Caravanas ao vivo', de Chico Buarque — Foto: Leo AversaCapa do DVD 'Caravanas ao vivo', de Chico Buarque — Foto: Leo Aversa
Capa do DVD 'Caravanas ao vivo', de Chico Buarque — Foto: Leo Aversa
Para quem perdeu Caravanas ou para quem quer reouvir o necessário grito de Chico, está aí o DVD com imagens captadas com sensibilidade, sem exibições de virtuosismo (piro)técnico, por Joana Mazzucchelli.
Caravanas ao vivo (Biscoito Fino) jamais soa como mais um DVD no mercado comum da vida humana. Porque um show de Chico Buarque, atração bissexta no calendário cultural nacional, nunca é mais um.
O anterior estreou em 2011. Se for mantido o intervalo regulamentar de seis anos, o próximo pode estrear somente em 2023. Se houver um próximo show.
Por isso mesmo, o DVD Caravanas ao vivo já se impõe instantaneamente como item de colecionador, valorizado pela primorosa captação do áudio feita em estúdio móvel por Gabriel Pinheiro.
Mixado pelo próprio Gabriel Pinheiro e masterizado pelo craque Ricardo Garcia, o som é exemplar, como poderá conferir sobretudo quem dispensar a imagem e optar pelo álbum ao vivo disponível para compra e audição a partir de hoje nas plataformas digitais com o mesmo conteúdo do CD duplo que chega simultaneamente às lojas com as 30 músicas distribuídas em 28 faixas.
Chico Buarque canta 30 músicas nas 28 faixas do DVD e CD 'Caravanas ao vivo' — Foto: Divulgação / Leo AversaChico Buarque canta 30 músicas nas 28 faixas do DVD e CD 'Caravanas ao vivo' — Foto: Divulgação / Leo Aversa
Chico Buarque canta 30 músicas nas 28 faixas do DVD e CD 'Caravanas ao vivo' — Foto: Divulgação / Leo Aversa
Para quem não viu o show, Caravanas flagra o cantor com a mesma sobriedade do espetáculo anterior Chico (2011) – o que justifica a opção por usar somente o azul na arte e nas fotos das capas, contracapas e dos encartes do CD e DVD.
A atmosfera musical do show Caravanas é igualmente clássica e resulta da fidelidade de Chico ao trabalho do violonista Luiz Claudio Ramos, responsável pelos arranjos, regências e direção musical desse espetáculo que molda o retrato do artista quando maturado pelo tempo.
Voz resistente da civilização encruzilhada que perfila nas quebradas do samba Derradeira estação (Chico Buarque, 1987), fundamental para reforçar o recado político do bloco final do roteiro, o cantor de Caravanas se faz ouvir com clareza em show no qual toma alto partido do povo para o qual pede passagem para a evolução da liberdade entre as luzes e sombras da pátria mãe tão distraída e subtraída.
A caravana de Chico Buarque passa para a posteridade como página feliz da história do Brasil e do artista. (Cotação: * * * * *)

Nenhum comentário:

Postar um comentário