Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

quarta-feira, 23 de março de 2016

"alienismo judicial"

MÃOS ÚMIDAS

O site Bahia Notícias consolidou a lista dos políticos citados nos documentos da Odebrecht. 

Gabriel Priolli


O estupor com a inclusão de nomes imprevistos e a extensão da lista, que pega 18 dos 35 partidos existentes (todos os grandes incluídos), talvez resulte em algo positivo.
Talvez leve os cidadãos - finalmente - a alguma reflexão séria sobre o financiamento do nosso sistema político e a sua vinculação umbilical com o poder econômico.
Por dentro ou por fora, Caixa 1 ou Caixa 2, para as eleições ou para o dia a dia partidário, para as legendas ou para o bolso dos beneficiários, o fato é que o mainstream da política brasileira vive de dinheiro empresarial. Sempre viveu.

A reforma eleitoral que proíbe doações de empresas é meritória, mas tende a ser inócua, visto que o problema é estrutural.

Da mesma forma, é duvidoso que a fulanização das responsabilidades, com a execração dos 200 políticos citados, represente alguma solução efetiva - salvo para aplacar, em parte, a sede punitiva da sociedade.

Ou encaramos uma reforma política de verdade, que resete o jogo do financiamento partidário e penalize duramente as infrações, ou apenas aprofundaremos o "alienismo judicial" vigente, tão a gosto do juiz Simão Bacamarte, de Curitiba-PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário