Elas ainda não são uma realidade no Brasil, mas é bom saber de sua existência. Versões saudáveis da Coca-Cola têm sido a aposta de algumas empresas europeias, que produzem a bebida a partir de ingredientes orgânicos e sustentáveis.
Veja alguns exemplares listados pelo jornal britânico "The Guardian"
O Globo
1 - Karma Cola
Produzida na Nova Zelândia, a receita original do Karma Cola combina nozes de cola produzidas na aldeia Boma, em Serra Leoa, com especiarias naturais, como canela, noz moscada, limão, laranja e óleos de baunilha. Os ingredientes são cultivados organicamente e não são usados corantes artificiais, conservantes ou ácido fosfórico. Segundo a empresa, a comunidade produtora se beneficia diretamente das vendas do produto.
2- Dalston Cola
Esta é feita a partir de sucos de limão e laranja, raiz de gengibre fresco, noz-moscada, canela, anis, lavanda e nozes de cola frescas. Segundo a fabricante, tudo é 100% natural, livre de sulfitos. A produção é feita em Londres.
3 - Ubuntu Cola
O refrigerante usa açúcar produzido pelas cooperativas Kasinthula, no Malawi, e Kaleya, na Zâmbia. Segundo a empresa, a forma como o ingrediente é comprado, dentro dos princípios de comércio justo, contribui para o desenvolvimento das comunidades em questão. O produto é do Reino Unido.
4 - Fritz-Kola
A Fritz-Kola foi criada em 2002 por dois estudantes alemães que queriam um refrigerante saudável e sustentável. A bebida é comercializada apenas em garrafas de vidro 100% recicláveis e as fontes de energia da fábrica são totalmente limpas. Os produtos utilizados na produção, inclusive a cafeína, são naturais, tendo origem preferencial de pequenos produtores.
5- Cola Rebell Ginger Spice
A página da bebida no Facebook descreve o produto como "o gosto rebelde de cola natural com gengibre e pimenta". A produção também é sem aditivos artificiais. A dica, segundo os fabricantes, é degustá-la com gelo ou fazer um drink com vodka ou rum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário