Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Nicéia Claudino, ao longo de sua existência, prestou relevantes serviços a cidade de Cajazeiras, na área educacional.

A AC2B homenageia hoje na festa - Uma Noite em Cajazeiras - a ilustre Professora Cajazeirense Nicéia Claudino Fernandes.




A Professora Nicéia Claudino era empresária e foi fundadora da Rede de Lojas Armazém Paraíba, atualmente com várias lojas espalhadas pela Paraíba.

Na área educacional, Niceia Claudino, ao longo de sua existência, prestou relevantes serviços aos paraibanos. 

Falecida aos 85 anos de idade, fato ocorrido em 08 de outubro de 2010, nesta Capital. Ela era filha de João Claudino Sobrinho, conhecido por Joca Claudino, e Francisca Fernandes Claudino, ambos in memoriam. 

Era casada com o empresário Gonçalo Pinheiro Torres e tiveram os seguintes filhos: Liane, Leone, Luciano, Leinaldo, Liziane e Cecília.

Nicea Claudino herdou a genética empreendedora do seu pai, Joca Claudino. Ele próprio, diante da falta de escolas para alfabetização das crianças no interior sertanejo, alfabetizou os seus filhos. 

Sempre preocupado com o desenvolvimento intelectual da sua prole e numa visão progressista e de futuro, transferiu-se da cidade de Luiz Gomes-RN para Cajazeiras - PB, onde já havia colégios para os seus filhos estudarem. 
Foi com esse entendimento futurista de progresso que Seu Joca Claudino conseguiu formar os seus filhos.

Filha primogênita do casal Joca Claudino e Fransquinha Fernandes, foi a primeira filha a se formar professora, no dia 17 novembro de 1942, no salão nobre do Colégio Padre Rolim, hoje, Nossa Senhora de Lourdes, sob a presidência do Reverendo Padre Abdon Pereira, vigário Capitular, da Diocese de Cajazeiras.

Naquela data aconteceu a solenidade de colação de grau da 20ª turma de professoras.

Pouco tempo depois de formada, a mesma já estava ensinando na Escola Particular Mãe Aninha, alfabetização e curso primário, que funcionava no prédio da Escola da Professora Vitória Bezerra, na Rua Tenente Sabino.

Na década de 50 o ingresso no serviço público só acontecia com interferência política dos Prefeitos, dos Deputados ou do próprio Governador, ou apenas para ilustrar a competência e a capacidade da Professora Nicéia Claudino.

No ano de 1958, ela foi nomeada pelo Governador Flávio Ribeiro Coutinho. Pouco tempo depois o Governador se afasta por motivo de doença e assumiu o Vice-Governador Pedro Moreno Gondim, que de imediato demitiu todos os funcionários, recentemente admitidos pelo governo antecessor. Conseqüentemente, Nicéia, também, foi exonerada. 

A perseverança sempre foi a sua marca registrada. O Dr. Pedro Gondim se afasta para se candidatar a Governador e assumiu José Fernandes de Lima. Nicéia mais uma vez reivindica sua nomeação e é prontamente atendida. 

Passou a ensinar numa escola na zona rural do entorno de Cajazeiras, ou seja, na Escola das Palmas, que era uma comunidade rural onde hoje está instalado o Campus V, da Universidade Federal de Campina Grande, em Cajazeiras.

Nicéia Claudino, como sempre se dedicou de corpo e alma a sua profissão de professora, nunca deixou de enfrentar os desafios, logo, era tida como uma profissional de muita capacidade de persuasão, logicamente, era requisitada.

Tempos depois estava a professora Nicéia Claudino ensinando no Colégio Estadual de Cajazeiras e lá ela foi requisitada para coordenar a biblioteca. 

No ano de 1953 se matriculou no curso de Contabilidade da Escola Técnica de Contabilidade "Monsenhor Constantino Vieira", tendo concluído o curso no ano de 1955. Era mais uma graduação que Nicéia acumulava no seu currículum.

A direção da Escola "Monsenhor Constantino Vieira", sabendo da capacidade pessoal e profissional de Nicéia Claudino, convidou a mesma para ensinar a disciplina de contabilidade naquele educandário. 

No ano de 1971, com a instalação da Universidade Federal da Paraíba, na cidade de Cajazeiras, proporcionou a Nicéia Claudino o desafio e a oportunidade de realizar um curso universitário.

Podemos observar que este é o terceiro desafio na sua missão de formação e aperfeiçoamento de professora, e, por conseguinte, mais uma oportunidade de adquirir mais conhecimentos para transmitir pra os seus inúmeros alunos.

Em dezembro de 1973 conclui o curso de Licenciatura Plena de Geografia pela Universidade Federal da Paraíba, Campus V, de Cajazeiras.

A bem da verdade, é necessário evidenciar que Nicéia sempre estava fazendo todos os cursos da sua área de atuação que eram ministrados em Cajazeiras, nessa ânsia permanente de se atualizar para melhor transmitir os seus conhecimentos. 

Alguns fatos públicos marcaram a carreira vitoriosa da Professora Nicéia Claudino e não poderíamos deixar de evidenciar um deles. 

Na década de 40, Nicéia alfabetizou um menino chamado José Leopoldo de Souza, na Escola Mãe Aninha. A vida lhe reservou uma surpresa: Na década de 50 foi aluna do mesmo, na Escola Técnica de Contabilidade "Monsenhor Constantino Vieira".

Conclui-se que Nicéia sempre foi ávida de conhecimentos para transmitir para seus alunos, por isso graduou-se por três vezes e sempre estava se atualizando em sua área de atuação.

Para AC2B, reveste-se de uma justa homenagem a lembrança  e o reconhecimento dos relevantes serviços prestados pela  professora Nicéia Claudino a história de Cajazeiras. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário