Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O conjunto de ações idealizado pelo prefeito eleito contempla os setores de Educação, Saúde, Habitação, Saneamento, Cultura, Esporte e geração de renda


Cartaxo anuncia a adoção de um "PAC pessoense"

Da equipe do "RepórterPB"



No discurso pronunciado, ontem, após a sua diplomação como futuro prefeito de João Pessoa a partir de janeiro próximo, o petista Luciano Cartaxo deixou evidenciado o compromisso com a execução de políticas sociais centradas no desenvolvimento da capital e na geração de emprego e de renda. Inspirado no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da presidente Dilma Rousseff, que foi deflagrado ainda no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, Luciano Cartaxo revelou a ideia de criar uma versão local desse programa: irá viabilizar o PAD - Programa de Aceleração do Desenvolvimento para contemplar os bairros mais pobres da capital com ações relevantes. Esses logradouros, conforme ele, concentram baixos percentuais de IDH - Índice de Desenvolvimento Humano e outros indicadores de pobreza.




A solenidade de diplomação, bastante concorrida, verificou-se no Centro de Convenções Cidade Viva, no bairro do Bessa, e também receberam diplomas da Justiça Eleitoral o vice-prefeito eleito Nonato Bandeira (PPS) e os 27 integrantes da nova legislatura na Câmara Municipal, entre os quais o vereador Ubiratan Pereira, anunciado por Cartaxo como seu futuro líder na Casa de Napoleão Laureano. Foi bastante comentada a ausência, no evento, do prefeito Luciano Agra (sem partido), que passou a apoiar incondicionalmente a candidatura de Cartaxo depois que rompeu com o PSB ao se sentir derrotado na pretensão de concorrer à reeleição.



O conjunto de ações idealizado pelo prefeito eleito contempla os setores de Educação, Saúde, Habitação, Saneamento, Cultura, Esporte e geração de renda. Cartaxo deu a entender, no discurso, que a sua administração praticamente vai se instalar nos bairros, estimulando as atividades econômicas e as iniciativas de capacitação e formação de força de trabalho local, com a utilização dos equipamentos públicos em favor da coletividade. O petista fez um agradecimento público ao prefeito Luciano Agra e ao vice-prefeito de sua chapa, Nonato Bandeira, pelo empenho e dedicação na construção do seu projeto de candidatura, que se tornou vitorioso no segundo turno.


Na avaliação de alguns políticos presentes à cerimônia, o prefeito eleito elencou prioridades que se coadunam com o seu propósito e com a responsabilidade de tornar João Pessoa uma espécie de vitrine do PT nos grandes centros nordestinos, partindo do princípio de que ele foi o único candidato do partido que se elegeu em capitais da região. De forma emocionada, o prefeito Luciano Cartaxo agradeceu ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por ter vindo a João Pessoa, no segundo turno, participar de uma grande concentração promovida no bairro de Mangabeira. E lembrou os conselhos que recebeu do ex-presidente no sentido de procurar fazer por João Pessoa, proporcionalmente, o que ele (Lula) procurou fazer pelo Brasil nos dois mandatos que empalmou. Destacou, ainda, a perspectiva de colaboração por parte do governo da presidente Dilma Rousseff na acolhida a demandas apresentadas em favor da população da capital paraibana.


Em meio ao caráter festivo da solenidade e depois de ter anunciado os doze primeiros nomes que vão compor o seu secretariado, Luciano Cartaxo poupou-se de fazer comentários à imprensa acerca do impasse envolvendo a permanência da atual secretária de Saúde, Roseana Meira, no referido cargo. Durante todo o dia de ontem, foi o assunto mais comentado, em rodas sociais e também nas redes da Internet, a insistência do atual prefeito Luciano Agra em manter Roseana à frente da Pasta, bem como a disposição da secretária de não aceitar nenhum outro cargo que lhe foi oferecido, inclusive o seu aproveitamento em função importante na área do governo federal.

Roseana Meira, que estava fora de João Pessoa, manifestou-se através do Twitter agradecendo as manifestações de apoio em que sobressaíam elogios à sua qualidade como "guerreira", e transmitiu um recado sutil de que fez parte de um projeto na última campanha eleitoral, insinuando que sua pretensão de continuar na Pasta da Saúde deveria ser encarada dentro desse contexto. O impasse pode ser resolvido a qualquer momento, diante da urgência que Cartaxo tem de preencher uma Pasta estratégica do seu governo. Luciano Agra evitou, ontem, se manifestar sobre a polêmica em torno da permanência ou não de Roseana, sua ex-mulher, no comando da Saúde. Mas vazou para a imprensa a informação de que o novo prefeito já estaria examinando três opções que lhe foram sugeridas para o preenchimento da Pasta. No discurso, ele deu ênfase à necessidade de coesão da equipe e de empenho na execução dos programas traçados para o período administrativo que se iniciará em primeiro de janeiro.

FOTOS: 



Luciano Cartaxo é casado com a cajazeirense Maisa e tem dois filhos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário