Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

domingo, 4 de março de 2012

Merecida Homenagem! Nossa grande atriz Cajazeirense Sôia Lira, a eterna musa da Rua Higino Rolim, merece!



Com a palavra nossa grande atriz Sôia Lira: 
"Fiquei muito feliz por saber que serei homenageada dia 06 de março, na Assembléia Legislativa da Paraíba, dentro das comemorações do dia Internacional das Mulheres. Isso é maravilhoso ser reconhecida na minha terra."

Sôia Lira

Soia Lira

NOTA 10 para Assembleia Legislativa da Paraíba. Nossa grande atriz Sôia Lira, merece. E muito mais!

Saiba um pouco mais sobre a trajetória desta grande atriz Cajazeirense:

Maria Auxiliadora Lira de Souza- nasceu em Cajazeiras, Paraíba, no dia 6 de março de 1962. Mas foi como Soia Lira que ela se tornou uma das mais aclamadas atrizes de seu estado e com projeção nacional. Quem a viu no teatro em "Vau da Sarapalha", do Grupo Piollin, com direção de Luiz Carlos Vasconcelos, jamais se esqueceu de sua interpretação arrebatadora - e foram platéias de várias cidades brasileiras e também da Espanha, Alemanha, Inglaterra, Portugal e, Bélgica: "eu não tinha noção de que esse espetáculo e também o meu personagem fariam esse grande sucesso. Depois que a gente estreou em João Pessoa, a primeira vez que saímos com o “Vau” foi para o Festival de São José de Rio Preto, no interior de São Paulo. E ganhamos todos os prêmios, porque na época o festival tinha premiação para Melhor Ator, Melhor Atriz, e o espetáculo arrebatou todos os prêmios - Melhor Direção, Melhor Espetáculo. Eu ganhei Melhor Atriz Coadjuvante, porque no espetáculo eu não sou a atriz principal. E voltamos para João Pessoa com esses prêmios todos, e aí começou aquele bochicho de que o espetáculo era muito bom e entramos em cartaz em João Pessoa com a casa lotada. Porque antes de viajar a gente ficou em cartaz durante dois meses e não dava ninguém no teatro. A gente apresentava para duas pessoas".



Soia Lira começou a carreira artística no teatro ainda criança, ao lado dos irmãos Buda Lira, Nanego Lira e Bertrand Lira, "Eu comecei a fazer teatro lá, em Cajazeiras, nessa cidadezinha, desde criança e com outras pessoas da minha idade. A gente começou a brincar, era como se fosse uma brincadeira, a gente não tinha uma pretensão que isso poderia chegar onde chegou". O encontro com o ator e diretor Luiz Carlos Vasconcelos foi fundamental: "O Luiz Carlos começou a fazer um trabalho com a gente, ele ficou tão fascinado, porque eram crianças fazendo espetáculo para adulto, e a gente tinha uma garra tão grande que ele ficou admirado".








Duas décadas depois, com o espaço no teatro já consquistado, foi a vez de Soia Lira ser projetada também no cinema como Ana, a mãe de Josué (Vinícius Oliveira), em "Central do Brasil", de Walter Salles: "Eu me lembro que quando eu cheguei lá eu era a Ana mesmo, porque eu cheguei tão acanhada. Eu já tinha mais de 20 anos de teatro, mas mesmo assim eu fui sem acreditar que eu ia trabalhar com a Fernanda Montenegro. Era um sonho, que eu não acreditava, mas que ao mesmo tempo, eu falava, “não, mas eu faço teatro, eu vivo isso”. E quando você chega perto dessas pessoas, porque você tem uma imagem pela televisão que invade sua casa, você vê que são pessoas como você, os mesmos medos, as inseguranças".








Durante o final de setembro e início de outubro, Soia Lira esteve em BH, onde seu grupo, o Piollin, apresentou o espetáculo "A Gaivota - Alguns Rascunhos", dirigido por Haroldo Rego, e também para um intercâmbio com. a Cia Clara de Teatro, de Belo Horizonte.

Nesta terça-feira, 06.03.12, Soia Lira será homenageada pela Assenbléia Legislativa da PB dentro das comemorações do Dia Internacional da Mulher (8 de março).

PesquisaNet-AC2B-bira - com informações do Blog 7CandeeirosCajá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário