Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Eduardo Pereira, nosso Presidente, fala de III Encontro AC2B

III Encontro AC2B - o "espírito carrazerense" no Planalto Central do País


Eduardo Pereira






Hoje, se dois cajazeirenses, ou cajazeirados se encontrarem aqui em Brasília, na casa de um deles, nos bares de suas preferências, em encontros marcados, em qualquer reta ou circunferência oscarniemeyerense brasiIiense, não tem escapatória: o papo, a conversa, a expectativa, é o evento do dia 20 e  21 de abril promovido pela AC2B no Hotel Nacional de Brasília e no  ASIBAMA, o clube do IBAMA.




Há um clima de que se chegue logo esse dia para sentirmos o calor, a alma, o espírito carrazerense no Planalto Central, a vontade de se ver figuras representativas da literatura cajazeirense, do teatro cajazeirense, da intelectualidade cajazeirense, da política cajazeirense, do empresariado cajazeirense, do povo cajazeirense.




Essa gente toda que está por vir à Brasília, ao abrir espaços em suas agendas, secundarizando seus afazeres cotidianos,  vindos de Cajazeiras, João Pessoa, Fortaleza, Rondônia... sabem, de antemão, que, o que nos une é a elevação da cultura de uma cidade que está enraizada em nossos gestos, em nossas palavras, em nossos paladares, em nosso falar particular de amor por uma cidade, em nossas reminiscências, nos paralelepípedos e no asfalto de nossos caminhares pela cidade que nos deu rumo, nas personagens folclóricas espirituosas, na fé e na alma de mãe Aninha e Padre Rolim...



Brasília será por dois dias festivos, extra-oficialmente, por delegação e vontade afetuosa (que não constará de nenhum diário oficial) de cada cajazeirense presente ao evento, a sede do município de Cajazeiras. Brasília estará em conexão com Cajazeiras via programas de emissoras radiofônicas cajazeirenses e, acima de tudo, via ondas de energias positivas da cidade que aprendeu que a educação é a base de tudo. 




O tripé Cajazeiras/João Pessoa/Brasília, irmanado pelos braços de Fortaleza (AC3) e todas as cidades onde tenha um cajazeirense que a ame, proclama que, em qualquer rincão onde se esteja, nós cidadãos, geograficamente, saímos de Cajazeiras, mas Cajazeiras nunca saiu da gente. Isso é um jargão, sei disso, um jargão que não temos vergonha de expressar, e o evento de Brasília será a pura expressão dessa veracidade comum.


Percebemos que a adesão a essa festa acedoisbeana, pelo número de concidadãos já confirmados, tem nos causado credibilidade, satisfação e paixão pelo que fazemos. Parece que somos um espelho, refletindo admiração de conterraneidade à imagem e semelhança, como se todos irão ser beijados pela luz solar ao cair da tarde no Açude Grande.


Brasília será, por dois dias, no coração dos cajazeirenses e cajazeirados aqui residentes e convidados, o retrato das festas do Reencontro, das festas da Semana Universitária, da descontração do Bar do Décio, das festas do Tênis Clube, do encontro entre amigos nos clubes sociais de Cajazeiras e nas esquinas das ruas tortas que escreveram nossas histórias retas.



Eduardo Pereira
Presidente AC2B

Postado - Fotos Ilustrativas- BiraAc2B-Dir.Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário