Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Sales Fernandes escreve para Dirceu dos 7 Candeeiros do Cajá e fala da morte do Padre Giuliano Pellegrin

A morte do Padre Giuliano Pellegrin



Amigo Dirceu,

Foi com imensa tristeza e profundo pezar, que tomei conhecimento da morte do Padre Giuliano Pellegrin e gostaria de reforçar o que comentou o amigo Marcos Diniz em nosso Blog Sete Candeeiros Caja.
Eu particularmente sofrí com o ocorrido, como o dia em que recebí a notícia do falecimento do meu velho pai.
Na verdade o Padre Giuliano foi para mim um segundo pai, pois eu me criei em Cajazeiras na chamada Rua do Emboque, hoje Rua 21 de Abril, bem próximo a Praça Camilo de Holanda e tive uma formação católica cristã desde pequeno dentro da Igreja, pois o meu pai foi sacristão e tive um irmã que foi freira e enfermeira e que também trabalhou no Abrigo Lucas Zorn, como voluntária na equipe de Padre Giuliano.
Desde a ano de 1973 até quando foi embora de Cajazeiras, eu acordava todo domingo muito cedo, porque era coroinha de Pe.Giuliano e houve um tempo em que ele celebrava a missa de 07 da manhã na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, e em seguida celebrava  às 08 horas na Igreja de São João Bosco na Praça Camilo de Holanda, quando ato contínuo não ia celebrar em alguma comunidade rural na parte da tarde e aí eu passava os meus dias de domingo na sua companhia, recebendo os seus ensinamentos e achava o máximo ouvir ele falar das estórias da sua terra natal e seu país de origem a Itália.
Sem dúvidas gurdada às devidas proporções, fez um trabalho parecido com a Irmã Dulce na Bahia, ela manteve um Hospital Filantrópico que ainda hoje é a sua grande obra e Padre Giuliano não fez diferente em Cajazeiras.Naquela época na década de 70, quando não se ouvia nem falar em PSF, ele associado a um Abrigo de Idosos que fundou para acolher pobres anciãos que vagavam pelas ruas de Cajazeiras e que eram maltratados por alguém da família, ele também implantou em um bairro pobre da periferia de Cajazeiras, o Bairro de Capoeiras, um Posto de Saúde Avançado, que poderia ser comparado nos dias de hoje a uma UPA.
Com atendimento médico gratuíto para a população, e lembro-me que um dos médicos era o Dr. João Izidro de saudosa memória e a enfermeira chefe era Irmã Augusta, um freira também Italiana e integrava a equipe de voluntárias as Auxiliares de Enfermagem Angelina Barbosa e a minha querida irmã também da saudosa memória Helena Bezerra. Evidente que havia uma equipe bem maior de voluntários neste serviço de solidariedade ao próximo e que hoje ainda algumas pessoas abnegadas ainda conseguem manter às duras penas o Abrigo de Idosos.
Pois bem, o Posto de Saúde que Padre Giuliano fundou, não só atendia consultas, como também realizava exames laboratoriais de sangue, fezes e urina, aplicação de injeção e verificação de pressão arterial e o paciente não ia pra casa sem levar a medicação prescrita pelo médico, e não era do SUS não, era medicamento vindo da Itália e da Alemanha, onde o Padre tinha grandes amigos e doadores de recursos para manutenção da sua obra.
Infelizmente para nossa profunda tristeza, igual a que sinto hoje, depois daquele malfadado e mal explicado atentado a Bomba do Cine Apolo XI, o nosso querido Padre Giuliano foi embora de Cajazeiras para a cidade de Alto Santo no vizinho estado do Ceará, onde no último dia 17 de fevereiro próximo passado nos deixou.
Dou este testemunho, porque Cajazeiras em alguns aspectos costuma ser muito ingrata com quem lhe fez o bem e eu posso ter todo defeito do mundo mas não costumo esquecer de quem fez por mim.
Não é porque partiu para o Céu, mas Padre Giuliano Pellegrin era um Santo Homem em vida, porque agora tenho certeza está na galeria e na plena glória dos Santos e Santas de Deus.
Em Cajazeiras ele foi Pároco da Igreja Matriz de São João Bosco, que ele também ajudou a construir na Praça Camilo de Holanda.
Por aprender com o mesmo a ser devoto de Dom Bosco, quando estive em Brasília acompanhando João de Manezim, fiz questão de não só asssistir missa no Santuário de São João Bosco, como também conhecer a Ermida de Dom Bosco, já que a capital federal, Brasília, teve uma contribuição desde a sua fundação dos Padres Salesianos que tem como patrono Dom Bosco.
Espero que Cajazeiras, em respeito a memória de Padre Giuliano, não deixe acabar a sua obra e matenha ajuda e apoio ao Abrigo Lucas Zorn.

Saudaçoes Carrazeirenses !

Sales Fernandes.

Um comentário:

  1. Caro Sales, participo da mesma dor pelo padre pelegrin.
    me formei pela UFCG em campina, apesar de não ser paraibano, onde morei. De lá fui várias vezes a cajazeiras convidado pelo humberto de seu nô e foi quando conheci o padre pelegrin, tinha um belo trabalho na cidade, depois de formado voltei ao maranhao onde vivo hoje.
    vim ter noticias de pelegrin no blog do claudiomar e fiquei feliz em saber que o asilo dele ainda estava em pé (http://oultimodosmoicanos-claudiomar.blogspot.com/2010/12/blog-post_9177.html)mas depois fiquei triste pela morte dele tb no mesmo blog http://oultimodosmoicanos-claudiomar.blogspot.com/2012/02/morre-padre-giuliano-pellegrin.html menos um homem de bem na terra dos homens
    abraços

    ResponderExcluir