Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

bira de assis escreve para o Blog 7 Candeeiros do Cajá e comenta a ultima confraternização dos candeerista no Obar -Cajazeiras.

Uma grande Noite Cajazeirense-Candeerista!

bira de Assis


Sou ubiratan de assis, o mesmo bira de Assis, ou simplesmente bira. Sou Cajazeiras!,  Sou de Cajazeiras,... é assim que me apresento.
Depois é que  sou Paraíba, sou brasiliense, sou brasileiro, sou Brasil!
Enquanto muitos se escondem, ou melhor,  se envergonham  de suas  origens, nós Carrazeirenses, ressaltamos e nos orgulhamos muito de sermos filhos do sol deste árido sertão paraibano, das aguas do Açude Grande, do fogo da alegria JoãoManeziniana,  do ar da sabedoria (da terra) do Padre Rolim.
   
Cajazeiras é nossa marca, nosso nome, nosso tom, nossa música, nossa poesia, nossa cachaça,  nosso jeito de ser, nossa vida, nossa alma,... nosso orgulho!

Cajazeiras é nossa alegria,  nossa folia, nossa saudade, nossas vísceras e veias, nosso sangue, suor e cerveja... (para rimar) e que Deus  nos proteja!



Essa conversa toda, meu caro amigo Dirceu, é para registrar o quanto foi importante e necessário para o nosso espírito e  nossos corações cajazeirenses a Confraternização Candeerista acontecida  nesta última sexta-feira, dia 10 de fevereiro, No Obar! Cajazeiras.


O espetáculo foi maravilhoso, foi uma noite maravilhosa.  A atração maior, além da boa música de Julimar e Judimar,   foi a ALEGRIA estampada no rosto de cada cajazeirense-cajazeirado ao se cumprimentar e se abraçar naquela Noite Candeerista, onde o espírito cajazeirense, que tanto alardeamos, ficou em festa! E estava presente a cada gesto, passo de dança, abraço, beijo, brinde, piada contada, comentário sórdido apimentado, a cada natural deboche carrazeirense e, concluindo,   (lembro um verso do grande poeta paraibano Augusto do Anjos) “Foi uma Grande Noite Brasileira!”  Acrescento, foi uma grande Noite Candeerista-Carrazeirense!

Ocupamos o espaço dos músicos, pedimos uma canja ao Judimar, para expressarmos, em palavras,  a  importância do Blog Sete Candeeiros do Cajá.  A receptividade dos candeeristas presentes foi extraordinária,  correspondendo com uma calorosa salva de palmas ao Blog que podemos chamar De seu! Falei o óbvio e confirmei o que já disse repetidas vezes: O Blog Sete Candeeiros do Cajá foi o que aconteceu de mais importante nestes últimos anos para história, estórias, causos (e presepadas) da cidade do Padre Rolim.
   
Sete Candeeiros veio ALUMIAR o que vinha sendo apagado e esquecido nos corações e mentes  cajazeirenses: o amor a terra natal!
Veio colocar mais “querosene Jacaré”,  acender e aumentar   a chama do espírito Cajazeirense.
Veio povoar de boas idéias a responsabilidade do SER- Cajazeirense, o OLHAR-Cajazeiras, o AMAR-Cajazeiras!
Veio alumiar as lembranças e a saudade dos que já se foram e amaram tanto Cajazeiras o quanto nós amamos hoje.
Veio fortalecer  os elos da corrente da solidariedade Cajazeirense,  que estava se enferrujando e se deteriorando com o tempo.
O Sete Candeeiros  alumiou, neste últimos anos, a alma sedenta de um povo que nasceu sobre o signo da alegria!

O Sete candeeiros veio...VEIO E FICARÁ marcado nas nossas mentes, nos nossos corações e na nossa história.  Não vai ser um simples clic numa tecla (delete) que o apagará facilmente  de nossa história.
 
Muita LUZ, para o Sete Candeeiros do Cajá!


* bira de Assis – é cajazeirense-candeerista, Diretor de Cultura da AC2B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário