Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A CARIDADE


De José Cavalcanti, 1918-1994, escritor piranhense.
O cabaré

“Em 1940, eu estudava em Cajazeiras, no Colégio Salesiano Padre Rolim. Havia, então, naquela cidade, um cego – Rochinha – de seus vinte anos de boa aparência física. Se não estou enganado, era de Sousa. De uma família de projeção social. Pois, ele era bastante educado.
Uma noite de sábado, que eu estudava interno, levei-o para o cabaré. Lá ele experimentou de tudo, onde dormiu.
Já na segunda-feira, pela manhã, estava na porta do colégio me procurando.
Por coincidência, falou comigo na presença do Diretor, o padre Antonio Campelo – que foi bispo de Petrolina-Pe.
- O que é que você quer comigo, Rochinha?
- Vim agradecer a caridade que você me fez sábado...
Ao ouvir falar em caridade, o padre se adiantou:
- E que caridade tão boa foi essa que ele lhe fez, que você vem agradecer tão cedo?
- Me levou para o cabaré...
O Salesiano

Um comentário: