Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

PARABÉNS A UBIRATAN ASSIS, O BIRA!



Bira e amigos: Maurinete, Lavoizier, Carlos, Dirceu, Valdim e Bia





Tem certas pessoas que tem a chama da confraternização, da lucidez para congregar, para trabalhar em prol da cultura, para criar amigos... E esse cara chama-se Ubiratan Pinheiro de Assis, filho de Paulo Assis e Clizelite Pinheiro de Assis.

Sou suspeito em falar isso, pois eu e mais um punhado de cajazeirenses residentes em Brasília, componentes da diretoria da AC2B, temos o prazer e o orgulho de ter um camarada como o Bira no círculo de nossas amizades.

Advogado por formação, bancário por profissão e ator por vocação, dá para se perceber que o Bira é um cara versátil. É um camarada que, esteja onde estiver, não esquece suas raízes, não esquece sua terra natal. Cajazeiras é o foco de sua atenção, é a cachaça que  rejuvenesce mais ainda seu espírito inquieto.

Os cajazeirenses de Brasília sempre sonharam em se reunir para criar uma Associação formalmente. Era o sonho de todo mundo. Isso desde meados da década de setenta, mas nunca ninguém conseguiu, nunca ninguém tomou a iniciativa prática para essa realização, e, no início desse ano de 2010 uma notícia correu pelos blogs da vida, pelos e-mails, pelos telefonemas, pelos contatos das formas mais variadas possíveis de que tinha uma turma de cajazeirenses, residentes em Brasília, que iria criar uma Associação de cajazeirenses e cajazeirados.

Correu a notícia de que até João de Manezim viria exclusivamente de Cajazeiras para a festa de criação dessa associação. E quem eram esses ativistas para dar o pontapé inicial dessa associação? Capitaneado por Bira fizeram, e faz parte, a Jeanne Pires, Eriston Cartaxo, Eduardo Diniz, Max, Ana Cartaxo, Humberto Pinheiro e outros mais.
Bira colocou sua residência a disposição para a festa de criação, recepcionou João de Manezim. Junto com seus conterrâneos velhos de guerra mobilizou a imprensa cajazeirense e da capital paraibana e fez a festa de criação da AC2B. Quase uma centena de cajazeirenses compareceu à belíssima festa animada pelo sensacional conjunto musical formado por cajazeirenses, Los Bembens.

Alçado por unanimidade ao cargo de Presidente provisório da Associação dos Cajazeirenses e Cajazeirados em Brasília – DF, Ubiratan e companheiros mobilizaram-se para a festa de posse da Diretoria da AC2B. Foi um outro evento de sucesso. Praticamente formalizada em cartório, a AC2B é uma realidade.

Quase toda semana, como Presidente da Associação, Bira dispara e-mails para os membros da AC2B para nos reunirmos e discutirmos os trabalhos e os rumos da Associação. Mesmo com sua vida atribulada no trabalho, se dispõe, juntamente com seus amigos incansáveis, a planejar e executar tarefas da entidade.
Reconhecido em Cajazeiras como um homem da cultura cajazeirense, um construtor do nome de Cajazeiras onde estiver, esse cara é a história viva de Cajazeiras. O ator, autor e diretor, podemos dizer que é sua marca, mas antes de tudo isso ele é o amigo de todos nós cajazeirenses.

Tomo a liberdade de, em nome da AC2B, parabenizá-lo pelo seu aniversário, caro Bira.
Saudações cajazeirenses.

Eduardo Pereira


Um comentário:

  1. Caríssimo Eduardo!

    Muiiiiiiito OBRIGADO pela mensagem de aniversário. Responderei depois, estou tomado de emoção!.
    FORTE abraço!
    bira

    ResponderExcluir