Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA





Claudiomar Rolim, residente no Maranhão, o filho do ex-prefeito de Cajazeriras, Chico Rolim, nos envia link para seu blog (veja aí ao lado o link no “minha lista de blogs”), O Último dos Moicanos, onde ele fez edição de um bloco de fotos sobre nossa terra, feitas pelo poeta das imagens de Cajazeiras, Gaudino Vilante. Comenta Claudiomar: “Para quem está curtindo saudades de Cajazeiras ou mesmo quem mora na cidade, nada como esta galeria de fotos do cajazeirense Galdino Valente, veja estes primorosos cartões postais e num frenesi delirante exclamar: Minha terra natal é Cajazeiras!

E sobre a mudança no trânsito em Cajazeiras, para quem vem do Colégio Diocesano para o centro da cidade, onde a Praça do Pirulito agora será mão única, completou Claudiomar: “Já se vão 41 anos que deixei Cajazeiras! Hoje lendo o blog do Christiano Moura vejo a notícia de que a “Praça do Pirulito será mão única subindo e descendo”. Tava precisado, como diz o matuto. Lembro-me quando ia para o Colégio Padre Rolim saindo a pé da Rua Victor Jurema, onde morava, ainda não existia o canal do sangradouro do Açude Grande. No inverno o caminho era mais longo já que tinha que passar pela velha ponte do Diocesano, no verão atravessava em diagonal no meio dos arbustos aonde hoje é o canal”.

Sobre o texto de Pereira Filho AMIZADES COM GAROTAS DA SÉTIMO CÉU, escreveu Claudiomar: “Na década de sessenta eu escrevia muito pra a BBC de Londres, A Voz da América, Rádio Moscou, Rádio Havana entre outros e a minha Rádio Alto Piranhas era o CCC - Club Cultural Cajazeirenes - uma invenção que criei. Ubiratan Assis também participava, mas o melhor é que o CCC tinha o apoio cultural de nada menos, nada mais da PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS, he, he...
É que papai era o prefeito e eu surrupiava blocos de papéis timbrados e datilografava neles as corresponências.
Mas a história é longa... 


José Filho, residente em Rondônia, filho do querido Zé Sacristão, querido por toda Cajazeiras. Sobre o texto “RECOLHENDO O TRIGO, RETRIBUINDO O TRIGO”, publicado neste blog: “Caro Eduardo, o texto está formidável: poético e sobremaneira
saudosista. Acho que não só pães foram "afanados", mas leite e jornal,
pois na nossa Cajá também já tivemos jornal entregue de casa em casa.
Parabéns!”.

Sobre o texto de Pereira Filho “DIFUSORA RÁDIO CAJAZEIRAS E RÁDIO ALTO PIRANHAS: DÉCADA DE 60, escreve Zé Filho: “tornei-me assíduo leitor de seus artigos, em especial sobre as rádios em Cajazeiras. 
A recuperação histórica, além de merecida é louvável para os que hoje só curtem TV e redes sociais. 
Sugiro que você busque alguns programas das antigas, em especial, a entrevista pela Alto Piranhas, feita por Zeilton Trajano com Bosco Barreto (Bosco, deputado estadual 
e orador de qualidade, denunciava as atrocidades dos governantes e a tortura da polícia. Lembro-me que Zeilton, buscando inquirir o entrevistado,  
 perguntou no ar mais ou menos assim "Deputado, diga aqui só pra nós dois - O que o Senhor fez e o que o Senhor faz?". E aí buscou deitou e rolou. Foi muito bonito). 
Outra busca, também na Alto Piranhas, são as crônicas que Nonato Guedes lia (acho que era aos domingos, às onze horas da manhã). 
Abraços, 
 Zé Filho. 
Pereira Filho respondeu: “Caro Zé!
Muito obrigado por saber que você gosta de meus artigos. Quanto ao artigo sobre as rádios de Cajazeiras, eu procurei falar sobre até o ano de 1971, época em que saí de lá. A partir de 72, época em que houve as referidas entrevistas de Zeilton Trajano e as crônicas de Nonato Guedes, não tenho nenhuma informação sobre esses relatos. 
abraços pra voce e família.
Mininim”.

Pedro Cavalcante, cajazeirado da gema, residente em Brasília, nos envia fotos de Cajazeiras captadas por sua lente. Não esqueci não, Pedro. Aguarde mais um pouquinho que publicaremos suas belíssimas fotos.

Christiano Moura, cajazeirense, o multimídia, diretor do blog “coisas de cajazeiras” (veja o link aí no “minha lista de blogs”). Sobre o texto de Pereira Filho (Mininim) A PRAÇA JOÃO PESSOA E SUAS HISTÓRIAS: “Precisa e preciosa descrição. Forte abraço. Christiano Moura”.

Reudesman Lopes. Cajazeirense apaixonado por nossa cidade. Professor da UFCG/CZ, colunista de esportes do jornal cajazeirense Gazeta do Alto Piranhas, comentarista esportivo da Rádio Alto Piranhas e filho da saudosa professora Nazaré Lopes. Sobre o texto O MUNDO PELA JANELA DA RUA PEDRO AMÉRICO: “Eduardo,
Bom dia ou Boa tarde ou Boa Noite (vai tudo de uma vez só).
As citações da Rua Pedro Américo foram corretas, apenas faltou você dizer que lá existia uma "casa" que tinha em sua área um dos melhores locais para a prática do FUTEBOL DE BOTÃO e que frequentemente tínhamos campeonatos.
Lembranças a Mauri e CIA.”

Eduardo Pereira
Conte suas histórias/estórias e nos envie para publicarmos aqui.

Em tempo – AC2B promoverá exibição do filme cajazeirense, UM SONHO DE INACIM, em 11/12/10 em Brasília. Presenças de Eliézer, diretor do filme; Prof. Zé Antonio Albuquerque, diretor do Gazeta do Alto Piranhas, e do diretor paraibano  Vladimir Carvalho (O País de São Saruê, O Homem de Areia...)   Veja texto com mais detalhes publicado neste blog em 12/11/10. 

Um comentário: