Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

AC2B promove exibição do filme “O SONHO DE INACIM” em Brasília

A AC2B – Associação dos Cajazeirenses e Cajazeirados em Brasília-DF, promoverá a exibição do filme O SONHO DE INACIM, do cineasta, diretor teatral, professor universitário, Eliézer Rolim, no dia 11 de dezembro de 2010 no Hotel Nacional de Brasília, local de encontro de atores e diretores do primeiro escalão do cinema brasileiro por ocasião da realização anual do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Antes da exibição do filme teremos uma palestra do professor de História da UFCG, e diretor do jornal cajazeirense Gazeta do Alto Piranhas, José Antônio de Albuquerque, que falará da história de Cajazeiras do ponto de vista pitoresco, mostrando os fatos de forma descontraída, fugindo, portanto, da didática acadêmica.

Teremos a participação também, como convidado, do cineasta paraibano, Vladimir Carvalho, autor dos clássicos O País de São Saruê, O Homem de Areia, Conterrâneo Velhos de Guerra, Barra 68 e outros.
Logo após a exibição do filme será oferecido um coquetel.

A programação será a seguinte:
Dia: 11 de dezembro de 2010
Local: Hotel Nacional de Brasília – Setor Hoteleiro Sul.
Horários:
18:00 Abertura pelo Presidente da AC2B, Ubiratan de Assis (Bira);
18:15 Palestra do Professor José Antônio de Albuquerque;
19:00 Palavras do diretor do filme, Eliézer Rolim;
19:30 Início do filme O SONHO DE INCACIM;
21:00 Coquetel no Hotel Nacional.

Obs.: Será solicitada a confirmação de presença para melhor organização do evento. Em breve divulgaremos e-mail para receber essas confirmações.
Saudações cajazeirenses.
Diretoria da AC2B.

Sobre o filme, diz seu diretor Eliezer Rolim:

SOBRE O SONHO DE INACIM

No ano de 2000 foi comemorado em Cajazeiras o bicentenário de nascimento do Padre Rolim, fundador da cidade. Fui convidado pra participar do evento e depois para criar um filme sobre o padre. Nunca achei que daria um filme até que depois de folhear alguns livros sobre o referido padre, sonhei com um senhor de idade que me levava a um laboratório natural e me dizia coisas fabulosas sobre a natureza, botânica e educação. Acordei-me e escrevi tudo. Virou o roteiro do filme. O argumento: para contar sobre o padre Rolim eu optei em falar de um menino que mora na cidade de Cajazeiras no ano de 2000 e tem um estranho poder de sonhar várias vezes com o padre e finalmente mudar a história oficial sobre a vida de um dos primeiros naturalistas nordestinos. Um homem que fundou uma cidade a partir de um co légio e que foi condecorado duas vezes pelo imperador Pedro II nos idos de 1830.
A realização de um longa metragem na Paraíba é coisa de louco e lunáticos. Eu sou um deles. O projeto começou no ano 2000. Em 2006 filmamos e só podemos finalizar em 2009.
O SONHO DE INACIM é um filme histórico porque é o primeiro longa metragem de ficção rodado inteiramente em digital na Paraíba. Com participação especial de José Wilker fazendo o Padre Rolim, Marcelia Cartaxo fazendo a mãe do garoto e José Dumont como um leiteiro da cidade. O filme reagrupou atores paraibanos e técnicos de todo o Brasil. A fotografia foi realizada pelo suíço Stefan Hess e trilha original de Chico César.
O SONHO DE INACIM resume o meu sonho de contar histórias sobre o meu nordeste, minha aldeia e minha gente. Coisas que conheço de memórias, de sentimentos carregados de cheiros da infância. Compete-me entreter o espectador com meu jeito bem humorado de contar como sinto a vida e fazer disso uma mensagem que acrescente algo que faça as pessoas pensar e mudar algo dentro de si ou ao seu redor.
Eliézer Rolim

<!--[if !supportLineBreakNewLine]-->
<!--[endif]-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário