Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

segunda-feira, 24 de julho de 2017

detalhes de uma queda despudorada

Câmara pode derrubar artigo da MP dos Refis que beneficiaria igrejas

Mônica Bergamo



A Câmara dos Deputados deve derrubar artigo inserido por parte da bancada evangélica na MP do Refis, o programa de renegociação de dívidas com o governo. Ele prevê que as igrejas serão dispensadas do pagamento de impostos quando fizerem remessas ao exterior.

TAXA 2

O item beneficiaria instituições que têm atividades fora do Brasil, em países da África e até da Europa. Elas hoje pagam 25% de Imposto de Renda e 0,38% de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) quando enviam valores "de caráter missionário ou evangelizador" ao exterior.

É DEMAIS

O artigo, que no limite possibilita até a devolução de impostos já pagos, é considerado um exagero mesmo diante da crise política que obriga o governo de Michel Temer a agradar a bancada religiosa, de mais de cem deputados.

PERDÃO ETERNO

O discurso é que as igrejas já estão sendo extremamente beneficiadas: em outro artigo fica estabelecido que elas devem ser isentas não apenas de tributos, mas também de contribuições -e ainda que devem ser perdoadas de todos os débitos do passado.

MÃO AMIGA

Lei aprovada em 2015, quando Eduardo Cunha (PMDB-RJ) presidia a Câmara, já estabelecia que as igrejas não precisariam mais pagar contribuições sobre a remuneração de pastores, as chamadas prebendas. Mas havia divergências e a Receita continuava autuando as organizações religiosas.

TE PERDOO

Há uma estimativa de que pelo menos 12 delas caíram na malha fina, algumas com multas superiores a R$ 50 milhões. Se o Refis for aprovado, serão todas perdoadas.

EM CORES

O obelisco do Ibirapuera e a ponte Octavio Frias de Oliveira, em SP, o Cristo, no Rio, e o Congresso, em Brasília, recebem iluminação colorida durante o "Agosto Violeta", ação de combate à violência.
-
PRAIA DE PAULISTA

Ao projetar o bar anexo à piscina do novo Sesc 24 de Maio, o arquiteto Paulo Mendes da Rocha (à esq.) deu um ar de praia ao local. "É como em Copacabana, quando você atravessa a rua e vai na lanchonete com o mesmo calção de banho", afirma.
*
Mendes da Rocha também assina o mobiliário da unidade, que abre em 19 de agosto, como o banco ao lado, em que aparece sentado com o diretor do Sesc-SP, Danilo Miranda.
-
MILHAS

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, enviou uma circular para seus principais auxiliares restringindo as viagens nacionais e internacionais, medida que se estende a todos funcionários da pasta. A partir de agora, todos os deslocamentos deverão ser justificados e previamente aprovados.

PARA TODOS

O Procon de São Paulo começou a discutir com restaurantes da cidade formas de melhorar o acesso de deficientes às casas. A fundação considera que hoje as atenções estão voltadas aos cadeirantes. A ideia é que também deficientes visuais sejam atendidos com maior cuidado. Entre as práticas recomendadas estão as de levar a pessoa à mesa, ler as opções no cardápio e avisar quando bebidas e comidas estiverem servidas.

ESTANTE

O Instituto Moreira Salles, que inaugura nova sede na av. Paulista em agosto, recebeu da editora Steidl, uma das mais prestigiosas do mundo no ramo da fotografia, a doação de uma coleção completa de seus livros. Os 1.200 títulos estarão na biblioteca do centro cultural, que abrirá com 14 mil obras para consulta.

KIT

A Pinacoteca venderá, durante a SP-Arte/Foto, os últimos exemplares de um álbum de fotografias com obras realizadas, a convite do museu, por artistas como Vik Muniz, Rosângela Rennó e Albano Afonso. O objetivo é angariar fundos para a instituição.
-
INCONSCIENTE COLETIVO

O escritor José Eduardo Agualusa recebeu na terça (18) convidados como a apresentadora Marília Gabriela e a educadora Janine Durand para o lançamento do livro "A Sociedade dos Sonhadores Involuntários". A editora Raquel Cozer, a bailarina Sofia Scharff e o antropólogo Diogo Godoy também estiveram no evento, na Livraria Cultura da alameda Lorena.
-
CURTO-CIRCUITO

A médica Rachel Pimenta Riechelmann assume hoje a oncologia clínica do A.C.Camargo Cancer Center.
"O Filme da Minha Vida", dirigido por Selton Mello, terá pré-estreia amanhã. Às 20h30, no Cinemark do shopping Iguatemi.

"Dunkirk", novo filme de Christopher Nolan, terá pré-estreia hoje, às 20h, no Cinépolis do JK Iguatemi.

O músico Tony Berchmans faz trilha ao vivo para o filme "O Médico e o Monstro". Amanhã, às 21h, no Teatro Porto Seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário