Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

segunda-feira, 27 de março de 2017

detalhes tão pequenos...

IBGE corta questões sobre agricultura familiar e agrotóxicos de censo rural 

Mônica Bergamo


Atingido pelo corte de gastos no governo federal, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) encolheu o questionário do censo agropecuário, que começa em outubro. A pesquisa, que deveria ocorrer a cada dez anos para obter uma radiografia do campo no Brasil, seria feita em 2015, mas foi adiada.

SECA

O número de recenseadores também diminuiu: dos 80 mil previstos, serão contratados 26 mil. Um documento interno sobre o censo admite que "é sensível que a redução do questionário foi drástica, [...] contudo ele atende minimamente à demanda de atualização". Questões sobre agricultura familiar, uso de agrotóxicos e raça das pessoas, por exemplo, sumiram.

SECA 2

"Haverá um prejuízo irrecuperável para a série histórica de alguns itens", afirma Dione Oliveira, do sindicato de servidores do instituto. O IBGE, via assessoria, diz que o censo foi "redesenhado" para ser "exequível" com o orçamento de R$ 505 milhões (50% do esperado). E que são seguidas recomendações internacionais "para preservar as informações essenciais".

AMPULHETA

O atrito do senador Renan Calheiros com o presidente Michel Temer já faz uma primeira vítima: Gustavo do Vale Rocha. O nome dele precisa ser aprovado pelo plenário do Senado para ser reconduzido ao Conselho Nacional do Ministério Público. O grupo de Renan está empurrando a votação com a barriga.

EM TODAS

Vale Rocha, que advogou para Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é hoje subchefe jurídico da Casa Civil. Eclético, ele chegou a ter o apoio do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para substituir Alexandre de Moraes no Ministério da Justiça.

BALA PERDIDA

A demora do Senado bloqueia também outra indicação, a da procuradora Maria Tereza Uille Gomes para o Conselho Nacional de Justiça.

FAZ E REPETE

O diretor Gustavo Gasparani orienta Michel Teló nos ensaios de 'Bem Sertanejo - O Musical'; o cantor interpreta um dos personagens do espetáculo teatral, que reúne sucessos do gênero e estreia em 21/4, no Tom Brasil

PÕE NA TELA

A Petrobras lança nesta segunda (27) o Prêmio Petrobras de Cinema, para apoiar a distribuição dos filmes de destaque nos três festivais patrocinados pela estatal (o de Brasília, o do Rio e a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo). Serão distribuídos no total R$ 900 mil para seis longas, que deverão usar a verba para a exibição no circuito comercial de cinemas.

VOZ E VIOLÃO

Marisa Monte e Paulinho da Viola, que já fizeram parcerias como na música "Dança da Solidão", vão dividir o mesmo palco. Os dois músicos estreiam uma série de shows no Citibank Hall, em São Paulo, nos dias 5, 6 e 7 de maio. Depois cantam no BH Hall, em Belo Horizonte (20 de maio), e finalizam o projeto, da Time for Fun, no Metropolitan, no Rio (9 e 10 de junho).

PÁGINA DE AMIGOS

Pedro Herz, da Livraria Cultura, foi um dos convidados para um evento privado do escritor britânico Ken Follett em Londres. No encontro, há alguns dias, o autor de best-sellers apresentou sua nova obra, "Uma Coluna de Fogo". Amigo de Follet, o empresário voltou com uma cópia do livro, que chega ao mercado brasileiro em setembro.

PALAVRA FINAL

Em meio a discussões sobre a possibilidade de restringir o acesso de pedestres ao Minhocão, no centro, a Prefeitura Regional da Sé pediu ao Corpo de Bombeiros um laudo sobre a via. O documento dirá se é seguro usar a rua para lazer e quais modificações precisam ser feitas no local.

PALAVRA 2

A coluna revelou neste mês que a prefeitura regional planeja restringir o acesso de pedestres ao Minhocão, com novos horários e locais de uso.

ROMANCE OFF-LINE

A peça "Estranhos.com", protagonizada por Deborah Evelyn e Johnny Massaro, estreou na quinta (23) com a presença dos atores Jarbas Homem de Mello, Mônica Torres e Alessandra Negrini na plateia do Teatro Vivo, no Morumbi. Emílio de Mello assina a direção do espetáculo.

CURTO-CIRCUITO

Mara Gabrilli faz palestra nesta segunda-feira (27) na aula magna do curso de ciências sociais e do consumo da ESPM.
Roberto Leal apresenta nesta segunda o show "Portuga Tropical", às 21h, no Bar Brahma.

O Senac Moda Informação tem edição nesta segunda, das 8h30 às 16h, na Vila Leopoldina.

O evento Jornada pela Democracia discute reforma da Previdência, nesta segunda, no Tucarena, às 18h. Grátis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário