Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

padronização de calçadas: uma medida urgente e precisa.

Padronização de calçadas deve ser prioridade na próxima gestão

O Povo

Resultado de imagem para Padronização de calçadas


Para o professor do Departamento de Engenharia de Transportes da UFC Mário Ângelo Azevedo, a próxima gestão municipal deve priorizar a padronização de calçadas como efetiva política pública de segurança viária voltada para o pedestre. As calçadas são responsabilidade do proprietário do imóvel. “Tem que colocar na moda andar a pé. Espalhar rápido, como foi com as bicicletas. Não é brigar pelo espaço, é ocupar”, ensina Mário Ângelo. 

O professor compreende que a padronização deve levar mais tempo do que a implantação de uma ciclofaixa, por exemplo, mas enfatiza que a medida deve ser tomada o quanto antes para tornar a rua atraente e acessível. “É dar condições. Quem vai conseguir andar com cadeira de rodas na rua?”, provoca.

Cada medida de proteção do pedestre é tomada com base em uma série de critérios, tais como as características da via que recebe o equipamento e o perfil do trânsito no local, segundo o consultor de Desenho Urbano da Prefeitura, Dante Rosado. “Tenho que buscar soluções que garantam a segurança do pedestre, mas que também garantam que a via mantenha a sua funcionalidade”, explica. A justificativa de Dante busca responder também às críticas às passarelas — equipamentos por vezes ignorados por quem anda a pé e prefere arriscar atravessar pelo asfalto. (Luana Severo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário