Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

deslegitimação: o nome é feio, a causa é legítima.

Intelectuais criam observatório de defesa contra 'deslegitimação' de Lula

Yasuyoshi Chiba/AFP
Brazil's former president (2003-2011) Luiz Inacio Lula da Silva speaks during the second congress of the IndustriALL Global Union in Rio de Janeiro, Brazil on October 4, 2016. IndustriALL Global Union represents workers in the mining, energy and manufacturing sectors in 140 countries around the world. / AFP PHOTO / YASUYOSHI CHIBA
Lula discursa durante evento sindical, em fotografia do início de outubro

O diplomata Paulo Sergio Pinheiro, o escritor Fernando Morais e o ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira, entre outros apoiadores, anunciaram a criação de um observatório para acompanhar os processos contra Luiz Inacio Lula da Silva.

O objetivo é acompanhar o que chamaram de "deslegitimação" de sua figura como ex-presidente da República e "líder de expressão global".

Em encontro na noite desta segunda-feira (31), na casa de Morais, em São Paulo, com quase 90 pessoas, na presença de Lula, eles criticaram ações "espetaculosas" da Operação Lava Jato.

"Há enorme preocupação com a forma de tratamento que Lula tem recebido", afirmou Pinheiro citando o vazamento de escutas conversas telefônicas não autorizadas e a coerção "espetaculosa".

"Queremos estar alertas ao que possa vir a acontecer", completou ao responder se vê possibilidade de ele ser preso.

Morais disse que a "perseguição política" a Lula se insere em um "golpe do século 21" que só se completará com a sua inabilitação política para a disputa presidencial de 2018.

"Não é necessário prendê-lo. Basta que ele se torne ficha suja", interpretou o escritor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário