Alamanaqueiras: ou não queiras.

Alamanaqueiras: ou não queiras.

Playlist Almanaqueiras

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

mirem-se, verdadeiramente, no exemplo

A cidade brasileira que está plantando 2 árvores para cada habitante.

Vicente Carvalho


Estamos cientes dos benefícios que as árvores trazem para nossas vidas, seja nos proporcionando ar puro ou simplesmente uma boa sombra para descansar. Por isso, qualquer iniciativa que pretende aumentar o número de árvores dentro dos espaços urbanos deve ser celebrada.

É o caso do que está acontecendo em Campina Grande, na Paraíba, que tem uma população de 400 mil habitantes e cerca de 100 mil árvores dentro da cidade, o que totaliza aproximadamente uma árvore para cada quatro pessoas.

Esse número é considerado baixo, onde uma boa proporção seria de uma árvore para cada dois habitantes. Por isso, para ficar mais próximo de cumprir essa meta, estão sendo feitas diversas ações para distribuir e plantar novas mudas e também orientar a população sobre a importância que as árvores tem na melhora da qualidade de vida de todos.

Dentre eles, destaca-se um projeto que existe desde 2007. Trata-se do “Adote uma Árvore“, uma ação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que faz mutirões de plantio, distribuição de mudas de espécies nativas, capacitação de educadores e de moradores e estudantes.

Além disso, foram criados os projetos “Minha Árvore” e “Habite-se Ecológico“, que além de distribuir mudas de graça, ajudam a fazer o controle da quantidade de árvores plantadas e a situação de cada uma delas. Todas as iniciativas são geridas por secretarias municipais.

unnamed-6-580x336

Consequentemente, a Prefeitura tem conseguido realizar um censo oficial sobre a situação da arborização em Campina Grande e com isso conseguido controlar efetivamente o cumprimento de normas de respeito ambiental em construções novas e de adequação de espécies para cada lugar onde será plantada. A ação desdobra-se ainda em levar esse tema às escolas, com o intuito de mostrar para nossas crianças a importância de plantar e cuidar corretamente de cada árvore nova, aumentando (ainda mais) a consciência dos pequenos sobre a importância de cuidar e preservar essas árvores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário