Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

sábado, 22 de outubro de 2016

A pancada da criminosa publicação dos Civita contra o candidato da direita carioca

   Breno Altman

SOBRE A CAPA DA EX-REVISTA VEJA 
A pancada da criminosa publicação dos Civita contra o candidato da direita carioca se junta ao coro comandado pela Globo e demais meios de comunicação. O fato é que o núcleo dirigente das classes dominantes, majoritariamente católico e oligárquico, parece decidido a limitar o peso político, religioso e cultural do fundamentalismo evangélico, fenômeno conservador marginal à hegemonia burguesa no Brasil.

capa da revista


Penso que essa decisão tem um duplo cálculo cujo elemento fundante é a situação do PT.

Primeiro, a convicção de que a inexistência de um partido popular de esquerda abre espaço para a limpeza das estrebarias das classes dominantes, tornando sua aparência mais moderna e sofisticada.

Segundo, a expectativa que a vitória do PSOL no Rio de Janeiro ajudaria a derrotar o PT como projeto de poder, alimentando suas disputas internas e provocando cisões. Aos poucos, começará o massacre do próprio Freixo, se vitorioso, para retirar a esquerda do cenário central por uma longa temporada.

Nada disso deveria afastar os petistas de fazer o que é certo: empenhar todos os esforços para a vitória do candidato de esquerda contra o de direita na antiga capital da República.

Mas o conjunto da esquerda precisa ter capacidade de se reinventar para fazer frente à estratégia oligárquica, construindo um pacto programático de unidade que impeça a fragmentação e reformule uma alternativa progressista de poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário