
Elika Takimoto
Lula é gênio. Não estou querendo dizer com isso que seja inocente ou santo. Longe disso. Mas a inteligência dele é algo incontestável.Lula é considerado um dos maiores presidentes do Brasil. Se não o maior. E isso não sou eu quem está dizendo e nem os petralhudos. Podem conferir.Isso posto, vamos ao vídeo em que não canso de ver sendo reproduzido em minha timeline.

Na verdade, o que compartilham é parte de uma fala dele sem mostrar o todo. Lula fala com todas as letras que não há profissão mais honesta do que político e que funcionário público só faz o concurso e pronto.
Primeiramente gostaria de dizer que hoje sou coordenadora de Física do cefet. A despeito de ser uma referência em ensino, há professores dentro da minha coordenação (e fora dela) que simplesmente não dão aula ou fazem o trabalho de qualquer jeito. Estou o ano inteiro buscando maneiras de punir ou afastar esse determinado professor ou fazer com que ele faça o mínimo. Pasmem. Isso beira o impossível. Ser funcionário público dá um estabilidade nível boneco João Bobo. Sigo tentando mas, repito, beira o impossível.
O ponto é que ao ouvir Lula falando de forma debochada de funcionário público nem de longe me ofendeu porque a carapuça não serviu para mim e ele não falou mentira nenhuma. Mas o principal: Lula estava, se ouvirmos todo o discurso, mandando uma indireta para os promotores. Simples assim e límpido como a água.
Quanto ao político ser uma profissão honesta, o que ele quis dizer é que se alguém quiser voltar ao poder tem que ser muito burro para roubar em um mandato porque eles só podem voltar ao cargo pelo voto. E Lula nunca quis sair do poder como todo mundo sabe. A profissão de político tem, por essência, a instabilidade para que ao ser eleito cumpra o que prometeu. Foi isso que Lula quis dizer.
Eu achei tudo tão claro que me assustei com as pessoas achando o que ele falou o fim da picada. Ele disse alguma besteira?
É claro que todos sabem que há políticos desonestos e funcionários públicos que trabalham seriamente. E é óbvio que Lula sabe disso também. Como dito e mais do que provado, se tem algo que ele não é é burro.
Se ele é culpado ou inocente já são outros quinhentos. E o que eu acho e o que você acha pouco importa porque não podemos condenar ninguém por convicções. Aguardemos as provas. Sei que há uma tentativa clara, desesperadora e desonesta de tirá-lo da reta para 2018 por motivos que não quero me aprofundar aqui.
Hoje quero apenas dizer que descontextualizar a fala de Lula querendo provar que ele é burro só mostra que quem é desprovido de inteligência não é ele. Lula é um dos maiores líderes políticos que o mundo já teve, quer gostemos dele quer não. Achar que ele falou o que falou por ignorância é de uma ingenuidade de dar dó.
Segue o circo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário