Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

terça-feira, 7 de junho de 2016

o cacau virou rapé. sabe como é, ficou escasso.

ACREDITE, CACAU EM PÓ É A NOVA “DROGA” DO MOMENTO NAS BALADAS DA EUROPA

Cheirá-lo causaria uma forte onda de euforia. Mas os médicos não aprovam.

Lucas Vinicius 


Reuters, http://www.reuters.com/article/us-belgium-chocolate-snorting-idUSKBN0LA1NL20150206


Em diversas casas noturnas estão servindo cacau em pó para os clientes cheirarem. O mais interessante é que em algumas boates não tem álcool, ou drogas, apenas o cacau é servido como “combustível” pra night.

O pó normalmente é ingerido puro, ou com algumas misturas, como, por exemplo, de gengibre, para ficar um pouco mais forte. Além da versão para cheirar da mesma forma que a cocaína, algumas baladas oferecem opções em pílulas e bebidas.

A balada Lucid, em Berlim, é uma das responsáveis por popularizar a prática, como uma forma “legal” de deixar acordados aqueles que gostam de dançar freneticamente durante festas raves.

Cacau dá mesmo alguma brisa?

Os efeitos de cheirar o pó do cacau ainda estão sendo estudados, mas há quem diga que o uso causa uma onda de euforia, ainda mais quando misturado com música.

Um estudo da Universidade de Kingston, de Londres, realizou teste com ciclistas, e descobriu que ao ingerir chocolate eles aumentaram suas performances, ficando relativamente mais rápidos.



O responsável por este efeito é a epicatequina, elemento abundante no chocolate preto, que oferece ao corpo um impulso de energia dilatando os vasos sanguíneos. Ou seja, realmente pode existir algo por trás da “carreirinha de chocolate”.

Apesar de não ser realmente considerado uma droga, um estudo publicado no site Plos One afirma que o chocolate é um daqueles alimentos difíceis de deixar de consumir, ou seja, cientificamente o alimento recebeu o carimbo de viciante.

Ashley Gearhardt, da Universidade de Michigan, supõe que esse vício possa ser causado por uma região no cérebro, a mesma que é parte importante para o vício em drogas pesadas.

Há consequências para a saúde?

O Dr. Jordan Josephson, do Hospital Lenox Hill, de Nova York, revelou em entrevista ao LiveScience que cheirar cacau não é uma prática segura, pois o nariz pode reconhecê-lo como uma substância tóxica.


O médico afirma que colocar qualquer substância estranha em seu corpo, como outros tipos de pó e fumaça, é prejudicial a saúde e não é indicado. Segundo o especialista, fazer isso pode danificar os importantes pelos microscópicos do nariz.

Fazendo dinheiro com o pó de cacau!

O sucesso está sendo tão grande que o chocolatier Dominique Persoone até criou um dispositivo para que os usuários da “droga” possam cheirá-la com mais facilidade.

A ideia surgiu em 2007, quando ele criou o acessório para uma festa da banda Rolling Stones, inspirado nos inaladores de rapé que seu avô costumava cheirar.


“Você o carrega como uma arma, colocando um pouco de mistura de chocolate no acessório. Então, você empurra, e pfff! O chocolate chega ao seu nariz”, afirmou Persoone.

O chocolatier já conseguiu vender mais de 25 mil kits do acessório e chocolate, desde que concebeu a ideia. O kit com o inalador e dois potinhos de cacau em pó, um com gengibre e outro com framboesa é vendido pelo valor de €45, cerca de R$180.

Nenhum comentário:

Postar um comentário