Neste 5º Encontro, a AC2B vai prestar uma justa e merecida homenagem ao ilustre empreendedor José Claudino Sobrinho (Joca Claudino), conhecido e respeitado em toda a região Oeste do Estado da Paraíba.
O Sr. Joca Claudino, como era conhecido na região, nasceu em 25 de julho de 1899, na Fazenda Tamandaré, situada na localidade Belém do Arrojado, que pertencia ao antigo município de São João do Rio do Peixe, hoje sede da cidade de Uiraúna. Cidadão honrado, Joca Claudino deixou o seu nome grafado na história da região. Filho de Antônio Claudino de Galiza e Maria da Conceição da Silva, Joca Claudino viveu na Fazenda Tamandaré até os 23 anos de idade, quando partiu rumo a cidade de Uirauna, onde conheceu Dona Francisquinha, com quem se casou e teve 17 filhos. De Uirauna, a família seguiu para Luís Gomes (RN), onde o Sr. Joca Claudino abriu a sua primeira mercearia. Em 1935, a família firmou residência em Cajazeiras (PB), onde o comerciante abriu a loja Santa Terezinha em sociedade com o sogro, Antônio Adelino.
Em sua trajetória, Joca Claudino esforçou-se para bem encaminhar os filhos que, desde cedo, aprenderam no convívio diário com o pai a importância do trabalho e do estudo. Com o apoio do Sr. Joca e Dona Francisquinha, dez dos dezessete filhos do casal, concluiram um curso superior e os demais herdaram os dons comerciais do pai e se tornaram empresários de sucesso.
"um homem forte, determinado, corajoso, características que ele conquistou na região de Cajazeiras, concretizando sonhos".
AC2B entendeu que seria importante homenagear neste 5° Encontro o patriarca da família Claudino, que foi um dos grandes investidores da região. Joca Claudino contribuiu muito para o desenvolvimento econômico de Cajazeiras e da região.
João Claudino - filho de Seu Joca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário