Farra com ‘Gabo’ na Macondo dos botecos

Deixa eu me amostrar um pouco. Repare que momento especial. Nunca estive tão bem na foto. Com o Gabo* no bar Jabuti, ali no Hipódromo, Recife, nas cercanias das Repúblicas Independentes do Arruda.
Jabuti, senhores, é uma espécie de Macondo dos botecos. Lá o realismo é sempre mágico.
E dá-lhe Bela celebração da existência, em uma festa do Inox, bloco dos coroas e das belas amigas afilhadas de Balzac.
Grande dia, meu caro Gabo.
O motivo deste post-homenagem, porém, não é apenas o amostramento e orgulho.
Venho por meio desta dizer que meu Gabriel García Márquez preferido é o de “Crônica de uma morte anunciada”.
Isso não quer dizer que a leitura de “Cem anos de solidão “ não tenha sido um dos meus melhores assombros e comoções com a literatura.
Li o Crônica em um momento muito rico de descobertas, matuto do Cariri desbravando a capital pernambucana –eu vi o mundo e ele começava no Recife, meu caro Cícero Dias.
Foi uma leitura em um grupo de estudos. Como é bacana essa coisa de grupo de estudos. Saudade desses coletivos.
Lembro que Fred Zero Quatro, já com o seu Mundo Livre S/A , ficou tão chapado com o livro que fez uma letra na hora. Virou um clássico underground dos anos 80. Pelo menos na nossa turma, não é, caríssimo Renato L.?
Em um refrão furioso e com acento punk, Zero Quatro anunciava a morte sangrenta, a facadas, do jovem Santiago Nasar, crime cometido pelos irmãos de Angela Vicario. Santiago havia “desonrado” a moça.
Alguém teria gravado essa relíquia?
E não pense que estou estragando sua futura leitura, meu jovem. Desde as primeiras linhas a gente fica sabendo a desgraça que irá acontecer. Eis o charme da narrativa.
Recomendo deveras. Para quem gosta de ler e ainda mais para quem escreve ou pretende ser escritor. É uma grande lição.
E você, amigo(a), qual seu Gabo de estimação?
*O Gabo da foto, em foto de Poly Camarotti, é apenas um sósia, mais jovem, do escritor colombiano. Renomado boêmio da zona norte do Recife, Ruy Cabeleireiro é uma figuraça e ainda não leu seu irmão gêmeo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário